Sexta, 24 de Maio de 2024
75 98251-4963
Política Santa Casa

Santa Casa de Feira implementa primeiro ambulatório de osteoporose da região, com atendimento pelo SUS

A instituição vai estudar a possibilidade de ampliar o serviço para aqueles pacientes que não tiveram fraturas. Neste caso, com foco na prevenção.

10/04/2024 15h22
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já está em funcionamento o primeiro ambulatório de osteoporose e doenças osteometabólicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde, SUS, de toda a região de Feira de Santana. A iniciativa é da Santa Casa de Feira que implementou o atendimento dirigido a pacientes com fragilidade óssea.

A osteopenia é uma condição relacionada à perda de massa nos ossos que ocorre de forma gradual e pode levar o paciente a situações mais graves, observa o médico Aderbal Freire d’Aguiar, ortopedista responsável pelo ambulatório.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Feira de Santana, Rodrigo Matos, o ambulatório vai proporcionar aos pacientes mais qualidade de vida e redução de mortalidade, uma vez que, com atendimento especializado, são reduzidas as consequências típicas decorrentes das fraturas que comprometem o indivíduo.

O provedor explica que o atendimento é feito a partir da triagem dos pacientes que já sofreram fraturas. Eles passam a receber cuidados especializados.

“Focamos no tratamento e na prevenção de novas fraturas que, em geral, causam redução de mobilidade e prejuízos funcionais às pessoas”, observa.

A instituição vai estudar a possibilidade de ampliar o serviço para aqueles pacientes que não tiveram fraturas. Neste caso, com foco na prevenção.

O ortopedista Aderbal Freire d’Aguiar faz uma alerta aos pacientes idosos sobre os riscos associados à fratura no colo do fêmur.

“Hoje, a fratura do colo do fêmur é um grande mal para a população idosa. Primeiro, porque leva o paciente à cama e muitas vezes à morte. Todo o paciente que fratura o colo do fêmur tem abreviado o seu tempo de vida, ou fica institucionalizado, ou para de andar”, alerta.

Então, o mais importante é evitar esse tipo de fratura, destaca o médico. Esta condição é muito comum no idoso que, em geral, por trauma mínimo, pode fraturar o colo do fêmur.

O atendimento é oferecido no Centro Médico de Especialidades HCardio, situado à rua Professora Edelvira de Oliveira, s/nº, próximo à entrada do HCardio, unidade de atendimento privado da Santa Casa de Feira de Santana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.