O alvará sanitário é indispensável para empresas que trabalham no ramo alimentício. Além de ser obrigatório, traz credibilidade para o estabelecimento e garante a segurança do cliente que irá consumir o produto ofertado.
Em Feira de Santana, 157 alvarás foram emitidos entre janeiro e fevereiro deste ano. Do total, 27 estão relacionados à licenças iniciais e 130 à renovação. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Thaís Borges, o número está dentro do esperado levando em consideração que no início do ano ocorrem muitos recessos em setores.
"Ao entrar nesses locais, é necessário verificar e até questionar se tem alvará, porque esse documento assegura que aquele restaurante, empresa, mercado ou lanchonete atende aos padrões de qualidade e condições de higiene básicas", ressaltou.
Segundo a coordenadora, essa falta de alvará, que muitas vezes, passa despercebido pelo cliente pode contribuir para infecções alimentares. "Às vezes, a pessoa chega no estabelecimento que não tem inspeção sanitária e depois passa mal. Se aquele lugar tivesse alvará, as chances de uma infecção alimentar seriam mais difíceis de acontecer", explicou.
Em Feira, o valor da taxa varia de acordo com o ramo de atividade. Para setores de alimentos, pode ir de R$91,44 para locais até 50m² até R$ 6.096 para empresas na faixa de 10.000m². A solicitação é feita no departamento da Vigilância Sanitária, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 17h.
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina
Abono salarial Abono salarial começa a ser pago nesta segunda Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas