O Delegado Yves Correia, coordenador da polícia civil em Feira de Santana, realizou na tarde da última terça-feira (02), uma avaliação dos 5 meses em que atuou nessa função, ao site Página de Notícias. na oportunidade o delegado destacou a realização de muitas operações e prisões, totalizando quase 300 detenções em 2023. Ele ressaltou reduções nos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) nos últimos 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro), com elucidação de casos de latrocínio e uma redução significativa de 71% nos casos de feminicídio na cidade.
O delegado também informou que apesar do esforço das polícias, houve um aumento de 13,64% nos crimes violentos letais e intencionais. "As operações e prisões podem impactar o cenário criminal, desencadeando disputas entre bairros ou facções e, consequentemente, um aumento na criminalidade", pontuou.
Foto: Carlos Valadares
Ao comparar os números de 2023 com 2022, Yves Correia notou um aumento expressivo em maio, porém, nos últimos 3 meses do ano, ocorreu uma redução consistente (20% em outubro, 11,10% em novembro e 13,33% em dezembro), evidenciando um trabalho contínuo e consistente.
O delegado enfatizou o compromisso em investigar todos os crimes, independentemente da ligação das vítimas com o tráfico ou criminalidade. "Houve crescimento na elucidação dos crimes, atribuindo parte desse sucesso ao aumento de denúncias através do número 181 e à proteção das testemunhas. Apesar dos desafios diários no combate à criminalidade, a atuação ativa da equipe da Polícia Civil de Feira de Santana existe um trabalho consistente e eficaz para alcançar a punição dos criminosos", destaca.
Yves Correia reforçou a ideia de que deter criminosos sem um inquérito robusto não é eficaz, pois eles podem ser soltos e continuar cometendo crimes. Destacou também que a prisão de criminosos importantes pode impactar diretamente na redução da criminalidade local e na dificuldade do tráfico em operar em determinadas áreas.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas