Quinta, 18 de Setembro de 2025 04:28
75 98251-4963
Polícia Câmeras corporais

Guarda Municipal passa a usar câmera corporal em Feira de Santana

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, ressaltou que, assim como a Polícia Militar, a Guarda Municipal está reforçando a vigilância no centro comercial, algo fundamental para a segurança.

15/12/2023 10h41
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Foto: Carlos Valadares

Um avanço significativo para a Guarda Municipal de Feira de Santana foi anunciado na manhã desta sexta-feira (15), no Paço Municipal,  é a implantação de câmeras corporais na Guarda Municipal do municipio, uma medida que ainda não foi adotada pelo Governo do Estado, mas que já esta sendo inaugurada em Feira. O objetivo desses equipamentos é oferecer maior segurança e transparência tanto para quem está por trás das câmeras quanto para aqueles que estão diante delas.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, ressaltou que, assim como a Polícia Militar, a Guarda Municipal está reforçando a vigilância no centro comercial, algo fundamental para a segurança. "Estamos contribuindo com esse reforço, uma responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do estado. No entanto, estamos fortalecendo nossa guarda municipal, utilizando drones e implementando o uso das câmeras corporais a partir de hoje", declarou.

Foto: Carlos Valadares

Colbert Martins também enfatizou que essa iniciativa representa um avanço considerável em relação ao estado da Bahia e várias outras cidades, pois estão sendo adotadas câmeras corporais amplamente utilizadas por forças de segurança em todo o mundo. "Feira de Santana avança muito mais do que o estado da Bahia e diversas cidades, ao trazer câmeras corporais utilizadas por forças de segurança em todo o mundo."

Sobre o custo dessas câmeras adquiridas em 2021, Colbert afirmou que ainda não dispõe do valor exato. "Solicitarei ao Coronel Mossi que forneça essa informação sobre os recursos empregados. De qualquer forma, trata-se de um investimento relevante, assim como a utilização frequente dos drones, especialmente em atividades no centro da cidade e nas escolas", avaliou.

Em relação à falta de promoções para aqueles que servem à guarda há 30 anos, enquanto outros recém-chegados já receberam, o prefeito informou que é fundamental adotar critérios de mérito para a promoção dos funcionários, seguindo o padrão para todo funcionário público. "É crucial garantir que as promoções sejam baseadas no mérito. Para isso, solicitei à Câmara Municipal que revise a Lei 01-94, em vigor desde 1994 e aplicável a todos eles. Assim, faremos as alterações de forma correta, segura e rápida, priorizando um processo eficiente", concluiu.

Com informações: Carlos Valadares

Pr: Mayara SIlva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.