Barreiras celebra mais uma importante notícia anunciada na última quinta-feira (7), durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, uma iniciativa da revista Exame realizada na B 3 (Bolsa de Valores), que celebra e destaca as cidades que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da economia nacional. Presente ao evento, em São Paulo, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, o presidente da Câmara Alcione Rodrigues, vereadores e representantes do agronegócio e da construção civil, comemorou o anúncio.
“Esse é um momento histórico para Barreiras. Agradeço àqueles que acreditam e investem no comércio, no segmento de serviços, na construção civil e, principalmente, àqueles que se dedicam ao agronegócio, possibilitando o desenvolvimento não apenas de Barreiras, mas de toda a região Oeste da Bahia. Essa conquista, que tem a contribuição de toda a sociedade barreirense, nos motiva ainda mais a promover e incentivar empreendedores que desejam investir na Capital do Oeste e aqui prosperar” destacou Zito Barbosa.
A conquista de melhor cidade para fazer negócios no agro é resultado da avaliação feita pela consultoria Urban Siystems, cujo ranking é publicado com exclusividade pela Revista Exame. Entre os pontos em destaque, Barreiras teve, neste ano, uma alta de 36% na exportação de produtos agropecuários, o que representa 302 mil toneladas, e a cidade tem uma parcela maior de trabalhadores do agro que ganham acima de cinco salários mínimos, na comparação com outros municípios, de acordo com a pesquisa.
Barreiras assume a posição de liderança no setor agropecuário, após subir 33 posições. A Capital do Oeste obteve o primeiro lugar, seguida por Itapetininga (SP), Mogi Guaçu (SP), Rio Verde (GO) e Juazeiro, também na Bahia. O agronegócio tem desempenhado um papel fundamental na economia de Barreiras, impulsionando o crescimento e a geração de empregos na região. A cidade se destaca pela produção de grãos, pluma, pecuária e pela presença de empresas voltadas para o setor agropecuário.
“Esse destaque nacional de Barreiras como melhor cidade para fazer negócios no segmento Agro, é reflexo do trabalho da gestão pública que vem focando em diversas áreas, desde o melhoramento dos bairros, da segurança, saúde, entre outros itens que acabam atraindo empresas, e mais investimentos para a cidade. Então a gente vê esse excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão pública e também pelos produtores de uma forma geral, que continuam investindo, continuam crescendo, continuam gerando bons índices produtivos e isso faz com que a produção da região continue crescendo constantemente. Então, Barreiras ganhando acredito que todos ganham e isso acaba trazendo mais investimentos para a região e fazendo com que o trabalho desenvolvido pela gestão pública ganhe mais destaque”, pontuou Alan Malinski, diretor executivo da Aiba.
A comitiva de Barreiras presente no Fórum contou ainda com as presenças de José Marques (secretário de agricultura de Barreiras); Alan Fabrício Malinski (diretor executivo da Aiba); Almir Pereira Ramos (presidente da AELO-BA); Sóstenes Almeida Vital (diretor de produtos e serviços da CDL); Adroaldo Weisheimer (diretor da PHW Holding); Ademir Severino (diretor da Tifani Empreendimentos Imobiliários); dos vereadores Otoniel Teixeira, Rider Castro, Hipólito dos passos, Teteia Chaves, Silma Alves e Eurico Queiroz, e da jornalista Ellen Rarden.
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Natal Encantando Natal Encantando 2025 terá 8 dias de festa em Feira de Santana
Proteção digital Evento sobre proteção digital destaca desafios da segurança e da legislação cibernética em Feira Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo