Apesar dos alertas para chuvas e tempestades, as temperaturas seguem elevadas em boa parte do Brasil nesta quarta-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as capitais devem registrar máximas próximas aos 30°C .
Os temporais devem seguir fortes no Sul. O alerta de "perigo" para tempestades emitido pelo Inmet persiste para os três estados da região.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o volume acumulado pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. No fim de semana, as chuvas causaram alagamentos em Santa Catarina e deixaram dezenas de municípios em estado de emergência.
Com relação a boa parte do Norte e do Centro-Oeste, o alerta é para chuvas intensas. A previsão é que os temporais atinjam os 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e corte de energia.
A situação é mais preocupante no Sul, com o potencial das chuvas causarem ainda mais estragos. As chuvas do restante do Brasil são pancadas pontuais, típicas de primavera, que não devem causar grandes transtornos", comenta Maria Clara Sassaki.
Mesmo com a previsão de chuva para grande parte do Brasil, o calor deve seguir presente em todo o país. Apesar das altas temperaturas, os termômetros não devem registrar recordes como aconteceu durante a onda de calor.
Em São Paulo, por exemplo, a máxima deve chegar a 33°C. Na semana passada, a temperatura atingiu os 38°C na capital paulista. Já no Rio de Janeiro, que chegou a registrar 42,5°C no pico da onda de calor, os termômetros devem marcar 38°C.
No Sul, mesmo com os fortes temporais, a previsão também é de calor. Em Porto Alegre, a máxima pode chegar aos 27°C. Em Florianópolis, a temperatura deve atingir os 30°C.
Informações G1
Carne brasileira China anuncia tarifa de 55% sobre importações de carne brasileira; entenda
Mega da Virada Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Horário especial Saiba o que abre e fecha em Feira de Santana neste último dia do ano
Previdência Previdência Municipal fecha 2025 com superávit e crescimento patrimonial
Cheia Cheia histórica do Rio Acre deixa mais de 750 pessoas desabrigadas
Morro Prefeitura de Morro do São Paulo impõe restrições a comércios em praia turística Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado