Quinta, 18 de Setembro de 2025 22:11
75 98251-4963
Polícia Furto de cabos

Mais de 300 ocorrências de furto de cabos são registradas na Bahia só no primeiro trimestre de 2023

Também foram contabilizados furtos em equipamentos que compõem a rede elétrica, o que prejudica o sistema de distribuição de energia.

06/05/2023 06h06
Por: Carlos Valadares Fonte: G1
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No primeiro trimestre de 2023, a Neoenergia Coelba, responsável pelo fornecimento de energia na Bahia, registrou 324 ocorrências de roubo de cabos no estado. Além disso, foram registrados furtos em equipamentos que compõem a rede elétrica, o que prejudica o sistema de distribuição de energia. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5), pela empresa.

No final de abril, a empresa participou de mais uma fase da Operação Metallis, iniciativa do grupo de trabalho criado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para inibir a prática no estado.

A operação resultou na intimação de cinco pessoas por receptação de material furtado e recuperação de 51 kg de fios de cobre.

Além da falta de energia causada pelo furto de cabos, a prática requer que técnicos da distribuidora se desloquem para resolver a ocorrência.

A empresa mapeia os lugares com reincidência da prática e substitui as caixas da rede subterrânea por materiais chumbados com solda e concreto, o que dificulta os furtos.

Além de ilegal, o furto de cabos é realizado por pessoas não capacitadas e autorizadas, o que pode causar acidentes graves e até fatais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.