Página de Notícias
Na manhã desta sexta-feira (17), A prefeitura municipal de Feira de Santana interditou a Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas. A interdição aconteceu após descoberta da presença do vibrião colérico, bactéria causadora da cólera, nas águas da lagoa e possível contaminação dos peixes que habitam o local
Estiveram acompanhando a interdição os técnicos da Vigilância Sanitária (Divisa), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, vereadores, e o Núcleo Regional de Saúde (NRS).

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, achou por bem a interdição da lagoa e orientou que nenhum peixe seja pescado do local. “Há uns 20 a 30 dias houve uma grande mortandade de peixes em várias áreas de Feira de Santana, e a Vigilância Sanitária do município buscou identificar aonde esses peixes tinham morrido e as causas. Com o Lacen (Laboratório Central) foram coletadas águas e uma espécie de peixe para ser feita a análise. Ontem recebemos a informação e o laudo de que existe o vibrião colérico na água desta lagoa. Nas outras coletas, não temos informação.”
Ainda segundo o prefeito, em caso de contaminação por humanos, a bactéria pode se disseminar rapidamente, causando uma grande epidemia. “O vibrião colérico causa a cólera, que está extinta no Brasil. Um só caso de cólera é razão para causar uma epidemia e tem que ter o conhecimento de órgãos, como a Organização Mundial da Saúde e outros. Portanto, a importância de nós pedirmos a divulgação de todos vocês de que essa água não poderá ser utilizada, como já não é normalmente feito, nem para a pesca. Às vezes acontece aqui à noite a invasão dessa área do parque e pessoas pescam”, explicou. .

O diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, João Dias, informou que interdição é necessária pois a cólera é uma bactéria que pode contaminar pessoas se tiverem contato com a água. "Visto que aqui no parque tem aves e as pessoas acabam pegando nesses animais, pois são animais aquáticos e depois a pessoa levar essa mão a boca a pessoa é contaminada, por isso, a necessidade de interditar o parque", salienta.

O coordenador-geral do NRS, Edy Gomes, destacou que está à disposição do município para prestar toda a assistência e esclarecimento que for necessário. “A cólera é uma doença de interesse internacional, e o estado não poderia estar isento disso, dando o apoio e as orientações que se fizerem necessárias ao município, que tem técnicos extremamente competentes e capacitados, mas estamos de sobreaviso para dar qualquer orientação. É um trabalho conjunto do Núcleo Regional de Saúde, através das Vigilâncias Epidemiológicas do estado e do município, em uma força-tarefa de orientações que se fizerem necessárias. É uma doença grave e que tem uma capacidade absurda de disseminação e contaminação por parte das pessoas.”, informa.

O vereador Jurandy Carvalho, que por muito tempo acompanhou a associação de pescadores do distrito de Ipuaçu, falou que essa situação traz muita preocupação para a categoria que esta as margens do Rio Jacuípe ."Essa lagoa desagua no Rio Jacuípe e eu venho chamado atenção por muito tempo, pois existes diversas redes de esgoto ligadas aos riachos de Feira de Santana. São milhares de pescadores que não só pescam, mas utilizam a água para banho e até beber e isso traz uma serie de complicações", salienta.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Incêndio Incêndio atinge restaurante no interior da Bahia e deixa seis feridos
Nicolás Maduro Nicolás Maduro chega algemado a Nova York e deseja Feliz Ano Novo
Incêndio Incêndio atinge área de reciclagem no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Tempo nublado