O orçamento da Prefeitura de Feira de Santana foi sancionado pelo prefeito Colbert Martins Filho, na última quarta-feira (15) , com uma receita total estimada em R$ 1.963 bilhões. Contudo, para o secretário de Planejamento, Carlos Brito, esse valor é insuficiente.
“Apesar de ser uma cidade de 600 mil habitantes, Feira tem um orçamento para uma população de 300 mil. Então nosso orçamento é muito baixo para as demandas que o município recebe. Entre as maiores cidades do Brasil, entre populações acima de 500 mil habitantes, Feira é uma das que tem o orçamento mais baixo, o que é consequência da falta de atração de investimentos”, afirma o secretário ao De Olho na Cidade.
O secretário aponta que o município feirense sofre perseguições por falta de instalação de novas empresas, o que provoca uma baixa contribuição a nível de receita tributária. Ainda segundo Brito, a cidade não tem capacidade para realizar obras grandes de infraestrutura, que geralmente tem um valor alto agregado.
“A capacidade de investimento é muito baixa, acaba fazendo o básico, como pavimentações, asfalto, conserto de buracos, mas obras estruturantes não há condição de fazer. Temos uma carteira de projetos que as nossas necessidades vão acima de 1 bilhão de reais. Por esta razão a prefeitura encaminhou um pedido de empréstimo para a Câmara para fazer algumas obras estruturantes”, destaca.
Obras como a requalificação da Lagoa do Prato Raso, e criação da Avenida do Rio Pojuca, foram realizadas através de empréstimos.
“Somos muito pobres em relação a essa realidade de capacidade de investimentos, temos a capacidade financeira de conter nossas obrigações, temos capacidade de pagamento a nível da receita da União, mas isso não é o suficiente, precisamos buscar recursos lá fora para poder realizar grandes obras”.
Incêndio Incêndio atinge restaurante no interior da Bahia e deixa seis feridos
Nicolás Maduro Nicolás Maduro chega algemado a Nova York e deseja Feliz Ano Novo
Incêndio Incêndio atinge área de reciclagem no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Tempo nublado