Domingo, 04 de Janeiro de 2026 22:40
75 98251-4963
Geral Orçamento 2023

Secretário considera insuficiente orçamento para demandas de Feira

Obras como a requalificação da Lagoa do Prato Raso, e criação da Avenida do Rio Pojuca, foram realizadas através de empréstimos.

17/02/2023 08h58
Por: Carlos Valadares
Foto: ACM
Foto: ACM

O orçamento da Prefeitura de Feira de Santana foi sancionado pelo prefeito Colbert Martins Filho, na última quarta-feira (15) , com uma receita total estimada em R$ 1.963 bilhões. Contudo, para o secretário de Planejamento, Carlos Brito, esse valor é insuficiente.

“Apesar de ser uma cidade de 600 mil habitantes, Feira tem um orçamento para uma população de 300 mil. Então nosso orçamento é muito baixo para as demandas que o município recebe. Entre as maiores cidades do Brasil, entre populações acima de 500 mil habitantes, Feira é uma das que tem o orçamento mais baixo, o que é consequência da falta de atração de investimentos”, afirma o secretário ao De Olho na Cidade.

O secretário aponta que o município feirense sofre perseguições por falta de instalação de novas empresas, o que provoca uma baixa contribuição a nível de receita tributária. Ainda segundo Brito, a cidade não tem capacidade para realizar obras grandes de infraestrutura, que geralmente tem um valor alto agregado.

“A capacidade de investimento é muito baixa, acaba fazendo o básico, como pavimentações, asfalto, conserto de buracos, mas obras estruturantes não há condição de fazer. Temos uma carteira de projetos que as nossas necessidades vão acima de 1 bilhão de reais. Por esta razão a prefeitura encaminhou um pedido de empréstimo para a Câmara para fazer algumas obras estruturantes”, destaca.

Obras como a requalificação da Lagoa do Prato Raso, e criação da Avenida do Rio Pojuca, foram realizadas através de empréstimos.

“Somos muito pobres em relação a essa realidade de capacidade de investimentos, temos a capacidade financeira de conter nossas obrigações, temos capacidade de pagamento a nível da receita da União, mas isso não é o suficiente, precisamos buscar recursos lá fora para poder realizar grandes obras”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.