Moradores da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, dizem que ainda não receberam auxílios da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
A empresa foi responsabilizada pela Justiça pelos alagamentos ocorridos no final de dezembro no município, considerados os maiores da história da cidade, após aumento da vazão da Barragem da Pedra.
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) entrou com uma ação contra a Chesf, que foi acatada pela Justiça, que viu na companhia a responsabilidade pelos alagamentos no município.
As famílias tem recebido doações de donativos, e a cidade conta com alguns pontos de arrecadação de alimentos. Além disso, foi criado um programa de criação de renda para comerciantes de frutas, legumes e verduras da central de abastecimento do município.
A prefeitura criou um programa de auxílio para empresas com créditos com juros zero, além dos pontos de arrecadação de donativos.
Algumas famílias do bairro Joaquim Romão, na Rua Miguel Sebastião, foram afetadas de maneira mais intensa. Esses moradores afirmam terem recebido doações de colchões e alimentos, mas nenhuma ajuda da empresa responsabilizada.
“Nunca passei por uma situação dessas. Meu muro caiu, minha garagem caiu e a Chesf nunca passou aqui”, disse Rose, moradora de Jequié.
Na decisão da Justiça, a Chesf ainda é obrigada a apresentar planos de segurança e de contingência da barragem.
Em nota, a Chesf afirmou que a operação do reservatório da Barragem da Pedra foi correta e obedeceu os procedimentos de segurança. Ainda segundo a companhia, se a medida não tivesse sido adotada, a barragem poderia ter entrado em estado de emergência. A Chesf ainda não comentou sobre auxílios a moradores.
Droga em presidio Idosa é flagrada ao tentar entrar em presídio com drogas e eletrônicos na muleta
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Empregos 2026 Empregos em Alta 2026: IA, saúde e eficiência operacional dominam mercado brasileiro
IPVA IPVA: Confira como garantir descontos para o pagamento em 2026
Passagem Conselho Municipal de Transportes discute possível reajuste da tarifa de ônibus em Feira de Santana na próxima terça (13)
matrículas em 2026 Centro de Convivência Zazinha Cerqueira abre 200 vagas para matrículas em 2026 Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuva