O possível reajuste na tarifa do transporte coletivo urbano será discutido na próxima terça-feira, dia 13, durante reunião do Conselho Municipal de Transportes, em Feira de Santana. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, em entrevista ao programa Página de Notícias.
De acordo com o secretário, a análise do reajuste seguirá critérios técnicos previstos no contrato de concessão vigente, por meio de uma fórmula paramétrica que considera três variáveis principais.“A reunião vai tratar de cada índice atualizado conforme previsão contratual. Vamos discutir tecnicamente três fatores fundamentais: a variação do reajuste salarial dos rodoviários, com base no último dissídio coletivo; a variação do preço do óleo diesel; e a variação do INPC, que mede a inflação”, explicou Suzarte.

O Conselho Municipal de Transportes é composto por 14 conselheiros, incluindo representantes do poder público, entidades estudantis, sindicatos, setor empresarial e categorias ligadas ao transporte coletivo, alternativo e individual de passageiros. Segundo o secretário, essa diversidade garante ampla participação da sociedade no processo decisório.“Será uma reunião democrática e transparente. Cada conselheiro poderá opinar, e ao final teremos um índice atualizado que poderá ser aplicado à tarifa vigente”, destacou.
Questionado sobre se o recente reajuste da tarifa em Salvador teria impacto direto na proposta discutida em Feira de Santana, o secretário foi enfático ao negar qualquer relação.“Não. Essa discussão já está prevista em contrato. O Conselho se reúne ao longo do ano para tratar de diversos temas do transporte público, e esta reunião específica é para avaliar a possibilidade ou não de reajuste tarifário”, afirmou.
Suzarte ressaltou ainda que nenhum percentual de aumento está previamente definido.“Estamos concluindo os estudos. Nossa equipe técnica está atualizando os índices e, na terça-feira, apresentaremos esses dados de forma clara e transparente para que os conselheiros possam deliberar”, completou.
Sobre o impacto de um eventual aumento no orçamento de trabalhadores e estudantes que dependem do transporte público, inclusive aqueles que utilizam o serviço mais de uma vez ao dia, o secretário destacou investimentos em melhorias como forma de compensação.
“Temos acompanhado essa preocupação de perto. Em 2025, já alcançamos 53% da frota climatizada e vamos ampliar esse número”, disse.
Entre as ações em andamento, Suzarte citou o projeto “Busão no Clima”, que prevê a ampliação de ônibus climatizados também para os distritos do município. Atualmente, os distritos de Humildes e Jaíba já contam com 100% da frota climatizada, e a iniciativa será estendida para outras localidades.
O secretário também anunciou novidades relacionadas à infraestrutura.“Teremos novos abrigos de ônibus, mais modernos, sofisticados e interativos. Tudo isso para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte público ao longo do ano”, afirmou.
Como alternativa para minimizar os efeitos de um eventual reajuste, Suzarte destacou a integração temporal, que permite ao passageiro utilizar até três ônibus em um período de duas horas, pagando apenas uma passagem, desde que utilize o cartão Smart Card da Via Certa.“São melhorias contínuas no sistema para garantir benefícios e mais acessibilidade ao passageiro no dia a dia”, concluiu.
“Cidade Verão” Prefeitura lança “Cidade Verão” e transforma a Avenida Getúlio Vargas em espaço de lazer, cultura e mobilidade
Droga em presidio Idosa é flagrada ao tentar entrar em presídio com drogas e eletrônicos na muleta
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Empregos 2026 Empregos em Alta 2026: IA, saúde e eficiência operacional dominam mercado brasileiro
IPVA IPVA: Confira como garantir descontos para o pagamento em 2026
matrículas em 2026 Centro de Convivência Zazinha Cerqueira abre 200 vagas para matrículas em 2026 Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuva