Sábado, 17 de Janeiro de 2026 14:07
75 98251-4963
Política Movimento Negro

Engajado ao Movimento Negro (e ao reggae), vereador vai priorizar segmento em sua atuação na Câmara

Compromisso é promessa de campanha de Petrônio Lima

05/03/2021 08h28
Por:
Engajado ao Movimento Negro (e ao reggae), vereador vai priorizar segmento em sua atuação na Câmara

O  movimento negro, em  suas necessidades assistenciais e também culturais, em Feira de Santana, está representado, na atual legislatura, por um militante legítimo e muito experiente. Com 21 anos de atividades, o vereador Petrônio Lima (Republicanos) assume o mandato sendo suplente do titular Eli Ribeiro, licenciado para ocupar o cargo de secretário municipal de Serviços Públicos.  Um dos precursores de eventos como o Novembro Negro e Marcha Zumbi dos Palmares, ele também é engajado à música, no gênero reggae, tendo no currículo a produção de shows para nomes de projeção regional e nacional, entre os quais Dionorina, Banda Cativeiros e Tom Brown, e até as atrações internacionais Alpha Blond e  Lucky Dube, que estiveram na cidade. 

Bastante próximo de entidades como o Núcleo Odungê e a associação das bandas e artistas de Feira de Santana, Petrônio também fez parte do bloco Quilombo, uma das atrações do desfile afro na Micareta, e da banda feirense de reggae Monte Zion. Em entrevista para a Assessoria de Comunicação da Câmara, o vereador garante que um dos focos desta sua primeira passagem pelo Poder Legislativo será promover e  defender principalmente os profissionais e abnegados destes segmentos, segundo ele, alvos de pouca atenção do poder público e da sociedade civil.

O produtor cultural observa que vários bairros feirenses, a exemplo do Viveiros, onde reside, Feira X, Queimadinha, Rua Nova, Baraúnas, George Américo, Rocinha e Jussara são celeiros de artistas e movimentos musicais "carentes de incentivos para que possam emergir o seu talento" e de trabalho com a juventude "para lhe dar acesso a direitos e mostrar um caminho a seguir". 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.