O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, por 5 votos a 2, nesta terça-feira (24), o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Com a decisão, ele fica inelegível por oito anos.
Votaram pela condenação as ministras Estela Aranha, Isabel Gallotti e Cármen Lúcia, além dos ministros Floriano de Azevedo Marques e Antônio Carlos Ferreira. Já Nunes Marques e André Mendonça votaram contra.
Cláudio Castro renunciou ao cargo na segunda-feira (23), um dia antes da retomada do julgamento. Com isso, o TSE considerou prejudicada a análise sobre a cassação do mandato.
Apesar disso, a decisão impede o ex-governador de disputar eleições pelos próximos oito anos, afetando seus planos de concorrer ao Senado em 2026.
Em nota, Castro afirmou que recebeu a decisão com “grande inconformismo” e disse ter “plena convicção” de que governou dentro da legalidade. Ele também informou que vai recorrer da decisão.
O ex-governador argumenta que as acusações são anteriores ao período eleitoral e não influenciaram o resultado das eleições, posição que, segundo ele, foi reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas