Durante visita ao Hospital Santo Antônio, a secretária estadual de Saúde detalhou, nesta segunda-feira (23), um conjunto de ações para reforçar o atendimento no município e ampliar a rede regional. A agenda integrou a passagem do governador Jerônimo Rodrigues pela cidade, marcada por anúncios e entregas em diversas áreas.
Segundo a gestora, a principal medida para o hospital local será a requalificação da estrutura, já autorizada pelo governo do estado. A intervenção não prevê ampliação física, mas deve garantir melhores condições de funcionamento e atendimento à população. “Vamos requalificar o hospital para oferecer uma estrutura mais adequada. Esse é um pedido do governador, para assegurar melhor atendimento ao povo de Serra Preta”, afirmou.
A secretária destacou ainda o fortalecimento do cofinanciamento estadual para unidades municipais, com foco na ampliação de serviços ligados ao parto e nascimento. A iniciativa faz parte do programa Mãe Bahia. A expectativa é que, com a reforma, o hospital possa integrar esse modelo, permitindo que gestantes realizem o parto no próprio município. “A ideia é estruturar o SUS desde o município até o estado, garantindo que as mães possam ter seus filhos com segurança aqui mesmo”, explicou.
Além da reforma, novos equipamentos já foram entregues à unidade, incluindo um aparelho de raio-x, ampliando a capacidade de diagnóstico.
A secretária também anunciou avanços no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. A unidade passará por uma nova etapa de ampliação, com implantação de serviço de hemodinâmica — que inclui procedimentos como cateterismo — além da criação de um centro de ensino e pesquisa. O projeto prevê ainda a abertura de 65 novos leitos, sendo 12 de UTI, fortalecendo o atendimento de média e alta complexidade na região. “É um equipamento estratégico que atende toda a região e também contribui para a formação de profissionais de saúde”, destacou.
Entre os anúncios, está a implantação de novas policlínicas regionais, incluindo unidades em Feira de Santana, Ipirá e Seabra, em parceria com o governo federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estratégia busca ampliar o acesso à atenção especializada no interior, reduzindo a necessidade de deslocamento para grandes centros.
Outro destaque foi a entrega do serviço de oncologia no município de Rui Barbosa, que passa a atender cerca de 25 municípios da região. A unidade oferecerá quimioterapia e cirurgias oncológicas, com capacidade estimada para atender mais de 5 mil pacientes por ano, além de realizar cerca de 14 mil consultas especializadas. Com investimento superior a R$ 21 milhões, a iniciativa é parte da política de descentralização da média e alta complexidade no estado.
“Não estamos falando de anúncio, mas de entrega concreta. É um serviço já estruturado para atender a população”, reforçou a secretária, ao destacar que os investimentos seguem a diretriz do governo estadual de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões da Bahia.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas