A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), admitiu a possibilidade de deixar o comando do município para integrar uma eventual chapa encabeçada por ACM Neto na disputa pelo Governo da Bahia em 2026. A declaração foi concedida durante entrevista à Band News.
Segundo a gestora, o tema tem sido discutido nos bastidores e a definição da composição majoritária deve ocorrer em março. Ela ressaltou que, caso seu nome seja considerado estratégico para fortalecer o projeto político, estará disponível. “As conversas existem e, se for para contribuir com a Bahia, estou à disposição”, pontuou.
Sheila também destacou que 2026 é o momento de tratar diretamente das articulações eleitorais, reafirmando que poderá aceitar um eventual convite.
A prefeita teve a candidatura inicialmente questionada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, mas foi absolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral e acabou reeleita com quase 60% dos votos. Vitória da Conquista é o terceiro maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana.
Por sua vez, ACM Neto detalhou que segue em diálogo para consolidar a chapa majoritária. Entre os nomes cotados para a vice-governadoria está o do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, que, segundo ele, agregaria força ao grupo político.
Neto afirmou, contudo, que a eventual participação de José Ronaldo dependerá da vontade da população feirense e do entendimento sobre o compromisso com o mandato atual.
O ex-prefeito também mencionou mudanças no cenário político após o rompimento do senador Ângelo Coronel com o governo estadual, o que impacta as negociações entre partidos como União Brasil, PL, PP, PSDB e Republicanos. De acordo com ele, o deputado federal Márcio Marinho, liderança do Republicanos, é uma figura de peso nas tratativas para a formação da chapa.
Lula na Índia Deputado Zé Neto integra comitiva do presidente Lula em missão oficial à Índia e à Coreia do Sul
Lula na ìndia Na Índia, Lula defende regulação das big techs e alerta para riscos da IA
Reforma Jerônimo Rodrigues anuncia reforma do secretariado para março
Renato Rabelo Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Bahia Forte esquema de segurança de Lula no Campo Grande restringe área de circulação na praça
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas