O governo Jerônimo Rodrigues (PT) deve iniciar ainda neste mês uma reformulação no primeiro escalão. A previsão interna é que pelo menos oito secretários deixem os cargos até 31 de janeiro para se dedicarem às campanhas eleitorais de 2026. A avaliação é compartilhada por integrantes da base aliada e foi confirmada pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
A movimentação é tratada como parte do calendário político. Um dos primeiros a confirmar a saída foi o chefe da Casa Civil, Afonso Florence, que afirmou que a entrega da nova rodoviária de Águas Claras marca o encerramento de suas principais missões na pasta. Ele deve retornar à Câmara dos Deputados para articular a reeleição.
No MDB, o cenário já está definido. A secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, permanecerá no cargo e vai coordenar a campanha de Jayme Vieira Lima a deputado federal. O partido descartou mudanças na vice-governadoria e trabalha pela manutenção de Geraldo Júnior na chapa de Jerônimo. Jayme, por sua vez, deve deixar o comando da Cerb até o fim do mês para focar na campanha.
No PT, a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, já se colocaram como pré-candidatos à reeleição para deputado estadual e aguardam orientação do governador para formalizar a saída. O mesmo ocorre com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida (PSB), que também pretende disputar novo mandato na Assembleia Legislativa.
Outro nome cotado para deixar o governo é o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo (Avante), que confirmou estar se preparando para entregar o cargo e se dedicar à pré-candidatura a deputado estadual. Em sentido contrário, a secretária da Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, afirmou que não será candidata e permanecerá na pasta.
Outros integrantes do primeiro escalão ainda não se posicionaram publicamente. A expectativa no Palácio de Ondina é de que novas definições dependam de uma decisão direta do governador Jerônimo Rodrigues nos próximos dias.
Pessoas com autismo Pessoas com autismo podem ter remédios fornecidos pelo SUS
Candidaturas Saiba quais são as regras para o registro de candidaturas nas eleições de 2026
Luto oficial Governador decreta luto oficial de três dias após morte do deputado Alan Sanches
Esquema do INSS Lulinha volta à Espanha em meio a apuração da PF sobre esquema bilionário no INSS
Rodoviária de Feira Agerba prevê licitação da nova rodoviária de Feira de Santana ainda no primeiro semestre de 2026
Alexandre de Moraes Alexandre de Moraes assume a presidência do STF Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas