A escola da comunidade de Bananeira, em Antônio Cardoso, vive um momento de mudança que une memória, reconhecimento e expectativa de melhorias para estudantes e famílias da região. Antes chamada Escola Eraldo Tinoco, a unidade passou a se chamar, este ano, Escola Valdir Mamona, em homenagem a uma professora que teve papel fundamental no crescimento educacional e humano de muitos alunos do município.
“A escolha do novo nome representa o reconhecimento a uma trajetória marcada pelo compromisso com o ensino, pela proximidade com a comunidade e pelo incentivo permanente à formação dos estudantes”, salientou o prefeito Jocivaldo dos Anjos. A homenagem resgata a história e reafirma a importância de educadores que deixaram marcas para além da sala de aula.
De acordo com David Casaes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Obras, os serviços de reforma e ampliação da escola tiveram início na semana do dia 19 de dezembro, com pequenas intervenções iniciais. Por se tratar de um processo que envolve recuperação e ampliação da estrutura, a previsão de entrega da obra completa não coincide com o início do ano letivo, mas não representará prejuízo para o alunado. "A expectativa, no entanto, é que os trabalhos sejam concluídos até, no máximo, o mês de março", informou o secretário.

Atualmente, a escola conta com duas salas de aula. Com a ampliação, será construída mais uma sala, além de um refeitório e banheiros mais adequados às necessidades dos estudantes. O telhado passará por requalificação completa e as salas de aula receberão ar-condicionado, “garantindo mais conforto térmico e melhores condições para o aprendizado”, como destacou David Casaes.
Outro ponto importante da obra é a construção de um espaço recreativo coberto, que permitirá a prática de algumas atividades esportivas, incluindo futebol, com o uso de traves móveis que poderão ser instaladas conforme a necessidade. O espaço também terá caráter multiuso, podendo ser utilizado pela comunidade para eventos e atividades coletivas.
Para a comunidade de Bananeira, a reforma representa mais do que melhorias estruturais. “A escola segue como um espaço de convivência, pertencimento e construção de futuro, agora carregando o nome de uma professora cuja história se confunde com a própria história da educação local”, destacou o prefeito Jocivaldo.
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
pesquisa ‘Enquanto eles ganham na pesquisa, eu ganho nas urnas’, diz Jerônimo sobre 2026
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado