O 23º pedido de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi aprovado, em regime de urgência, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante sessão desta terça-feira (16). A proposição teve votos contrários da oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).
Com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 26.097/2026, o Executivo estadual poderá contratar até R$ 720 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somados aos outros empréstimos solicitados pelo Executivo, o total chega a quase R$ 27 bilhões.
O texto indica que os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIs) e a liberação do financiamento está condicionada ao cumprimento das exigências dos órgãos federais responsáveis pela análise econômico-financeira, além da concessão de garantia da União.
O projeto foi encaminhado pelo governador à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), com solicitação de tramitação em caráter de urgência, o que acabou sendo aprovado pelo plenário.
Na justificativa, o Executivo afirmou que o montante será destinado a investimentos em infraestrutura física, com foco nas áreas de educação e saúde, em diferentes regiões do estado.
ACM Neto em Feira ACM Neto visita distrito de Humildes, em Feira de Santana, e fala sobre cenário político nacional e alianças na Bahia
Quilombola de Tócos Comunidade quilombola de Tócos celebra trajetória de Mestre Satú e Mestra Tonha em rito público de salvaguarda
solidariedade Angelo Coronel e outras lideranças prestam solidariedade a Otto Alencar após cirurgia
Coronel Em Feira, Coronel endurece discurso contra o PT, afirma ter sido limado da chapa e se aproxima de Zé Ronaldo
investimento Bahia determina investimento milionário em programa de fomento a cultura estadual
Apoiar Flávio PP e União Brasil impõem condição para apoiar Flávio Bolsonaro em 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas