Alunas do Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia, em Ponto Novo (BA), conquistaram reconhecimento internacional ao criar um jogo de tabuleiro inspirado nos 50 anos do bloco Ilê Aiyê. O projeto recebeu o prêmio de Destaque Internacional na categoria História e Antropologia de Ciências Sociais durante o Encontro Sul-Americano de Ciências e Tecnologia, realizado no Paraguai.
O jogo foi desenvolvido a partir do documentário Ilê Aiyê – A Casa do Mundo, apresentado em aulas da disciplina “Arte e História dos Meus Ancestrais”. Com 50 cartas em homenagem ao cinquentenário do bloco, a proposta incentiva aprendizado coletivo, valorização da cultura afrobaiana e reflexão sobre identidade racial, autoestima e pertencimento. Elementos como búzios e referências a figuras históricas reforçam o caráter educativo e antirracista da iniciativa.
Além da premiação internacional, o projeto prevê expansão para outras escolas do estado. As criadoras do jogo, Raquel de Jesus e Alessandra de Jesus, orientadas pela professora Noemia Cruz, planejam novas versões que ampliem a circulação da ferramenta como recurso pedagógico para educação antirracista e valorização da cultura negra.
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais
“Pôr do Jau” “Pôr do Jau” reúne Edson Gomes e Jau em tarde histórica neste sábado em Feira de Santana
“Os Saltimbancos” Clássico “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado na praça da Kalilândia
“Declama, Preta” Espetáculo “Declama, Preta” celebra a força das mulheres negras no palco do Amélio Amorim
Seresta do Rasta Audiovisual do Seresta do Rasta e Amigos chega as plataformas digitais Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Tempo nublado