Durante coletiva de imprensa sobre os preparativos para a Micareta de Feira de Santana 2025, o prefeito José Ronaldo destacou que o evento deste ano contará com 142 atrações distribuídas entre os circuitos Maneca Ferreira e Charles Albert, atendendo a públicos de todas as idades. As apresentações ocorrerão em trios elétricos, no palco J. Morbeck e nos pranchões, proporcionando uma festa democrática e diversa.
“Temos atrações para todos os gostos e, com fé em Deus, teremos uma micareta de paz, tranquila nas avenidas, com todos participando e curtindo essa grande festa”, afirmou.
Segundo o prefeito, cerca de 300 artistas e bandas procuraram a prefeitura, mas apenas 142 foram contratadas ou estão em processo de contratação. Os principais critérios utilizados foram a relevância histórica desses artistas para a Micareta. “A prioridade foi para aqueles que já se apresentaram mais vezes e têm uma trajetória dentro da festa”, explicou.
A prefeitura está investindo aproximadamente R$ 20 milhões na realização da Micareta. O valor inclui gastos com atrações, trios elétricos, limpeza pública, saúde, trânsito, iluminação, segurança e serviços de apoio. “É uma soma de esforços de todas as secretarias. Temos mais de 300 trabalhadores envolvidos diretamente na limpeza, além de profissionais da saúde, trânsito e assistência social”, destacou o gestor.
Sobre o pagamento dos cachês dos artistas, o prefeito afirmou que os contratos estão sendo elaborados conforme os padrões do mercado: “Alguns artistas pedem 50% antes e 50% depois. Outros confiam na nossa palavra e aceitam receber após a apresentação. Cada caso é tratado de forma específica”.
Em relação ao patrocínio, a prefeitura ainda não firmou parceria com o Governo do Estado. “Temos a parceria tradicional na área da segurança pública, que é essencial para a realização da festa, mas ainda estamos aguardando retorno sobre outras colaborações”, disse. Por enquanto, o evento está sendo custeado integralmente pelo município.
Questionado sobre a organização dos barraqueiros, o prefeito reconheceu as dificuldades, mas garantiu que todos os inscritos estão sendo atendidos com respeito. “Não é possível atender 100% das demandas, mas estamos ouvindo todos e tentando contemplar o maior número possível de trabalhadores”, afirmou.
Quanto à divulgação do evento, ele pontuou que a Micareta de Feira sempre foi uma festa regional, com pouca projeção nacional. “Essa é uma festa local, uma festa baiana. Nunca foi nacional. O que às vezes ganhava destaque era o que acontecia no Feira Tênis Clube ou no Cajueiro, com desfiles de escolas de samba. Mas vamos continuar trabalhando na divulgação da festa, que já está sendo promovida com outdoors nas principais estradas da Bahia”, concluiu.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado