Sexta, 18 de Abril de 2025 16:04
75 98251-4963
Geral Vacinação

Campanha de vacinação contra gripe tem início em Feira de Santana com mais de 19 mil doses distribuídas

A campanha deste ano traz mudanças no esquema de vacinação. Além dos públicos prioritários já conhecidos, três grupos foram inseridos no Programa Nacional de Imunização (PNI)

01/04/2025 07h28
Por: Carlos Valadares

Foto: Carlos Valadares

A campanha de vacinação contra a gripe já começou nesta segunda-feira (31), em Feira de Santana com a chegada de aproximadamente 19.400 doses. Esse número representa 6% do total esperado para todo o período da campanha, que deve ultrapassar 300 mil doses. De acordo com o Dr. Rodrigo, todas as unidades de saúde da sede e dos distritos já receberam as vacinas, garantindo a imunização da população de forma ampla e rápida.

A distribuição das vacinas foi realizada estrategicamente para contemplar todas as salas de vacinação das unidades básicas de saúde. "Queremos vacinar o mais rápido possível. Quando falamos em saúde, tudo está interligado. Além da imunização em si, pensamos também no impacto da Micareta. Aglomerações favorecem a transmissão de vírus, e, ao imunizar o máximo de pessoas antes da festa, reduzimos a incidência de gripes após o evento", destacou Dr. Rodrigo.

Foto: Carlos Valadares

A campanha deste ano traz mudanças no esquema de vacinação. Além dos públicos prioritários já conhecidos, três grupos foram inseridos no Programa Nacional de Imunização (PNI) no calendário regular de vacinação: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes.

"Estamos falando de três grupos vulneráveis, que são os que mais necessitam de hospitalização e, infelizmente, evoluem a óbito. A gripe ainda mata, e temos uma vacina gratuita disponível no SUS que protege anualmente contra a doença", explicou.

Além desses grupos prioritários, outros públicos também estão contemplados na campanha: profissionais da saúde e da educação, trabalhadores dos Correios, pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua e caminhoneiros. "São categorias vulneráveis ou que têm grande contato com outras pessoas, o que aumenta o risco de transmissão", pontuou Dr. Rodrigo.

Estratégia de vacinação

Com aproximadamente 700 mil habitantes na cidade e mais de 300 mil doses disponíveis, a expectativa é de uma ampla cobertura vacinal. A logística de distribuição já foi realizada para que a vacinação aconteça de forma eficaz e contínua. "Embora a campanha nacional esteja prevista para iniciar oficialmente em 7 de abril, assim que recebemos as doses, organizamos a distribuição para garantir que a população tivesse acesso imediato à imunização", afirmou.

Local de lançamento

O Dispensário Santana foi escolhido como local simbólico para o início da campanha. "É uma unidade muito querida, que realiza um trabalho social relevante, principalmente com idosos. Escolhemos esse espaço para reforçar a atenção que essa faixa etária precisa e destacar a importância da vacinação para os mais vulneráveis", disse Dr. Rodrigo.

A campanha segue com o objetivo de vacinar o maior número possível de pessoas, garantindo proteção contra o vírus da gripe e reforçando a importância da prevenção no sistema de saúde pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.