Foto: Carlos Valadares
A campanha de vacinação contra a gripe já começou nesta segunda-feira (31), em Feira de Santana com a chegada de aproximadamente 19.400 doses. Esse número representa 6% do total esperado para todo o período da campanha, que deve ultrapassar 300 mil doses. De acordo com o Dr. Rodrigo, todas as unidades de saúde da sede e dos distritos já receberam as vacinas, garantindo a imunização da população de forma ampla e rápida.
A distribuição das vacinas foi realizada estrategicamente para contemplar todas as salas de vacinação das unidades básicas de saúde. "Queremos vacinar o mais rápido possível. Quando falamos em saúde, tudo está interligado. Além da imunização em si, pensamos também no impacto da Micareta. Aglomerações favorecem a transmissão de vírus, e, ao imunizar o máximo de pessoas antes da festa, reduzimos a incidência de gripes após o evento", destacou Dr. Rodrigo.
Foto: Carlos Valadares
A campanha deste ano traz mudanças no esquema de vacinação. Além dos públicos prioritários já conhecidos, três grupos foram inseridos no Programa Nacional de Imunização (PNI) no calendário regular de vacinação: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes.
"Estamos falando de três grupos vulneráveis, que são os que mais necessitam de hospitalização e, infelizmente, evoluem a óbito. A gripe ainda mata, e temos uma vacina gratuita disponível no SUS que protege anualmente contra a doença", explicou.
Além desses grupos prioritários, outros públicos também estão contemplados na campanha: profissionais da saúde e da educação, trabalhadores dos Correios, pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua e caminhoneiros. "São categorias vulneráveis ou que têm grande contato com outras pessoas, o que aumenta o risco de transmissão", pontuou Dr. Rodrigo.
Estratégia de vacinação
Com aproximadamente 700 mil habitantes na cidade e mais de 300 mil doses disponíveis, a expectativa é de uma ampla cobertura vacinal. A logística de distribuição já foi realizada para que a vacinação aconteça de forma eficaz e contínua. "Embora a campanha nacional esteja prevista para iniciar oficialmente em 7 de abril, assim que recebemos as doses, organizamos a distribuição para garantir que a população tivesse acesso imediato à imunização", afirmou.
Local de lançamento
O Dispensário Santana foi escolhido como local simbólico para o início da campanha. "É uma unidade muito querida, que realiza um trabalho social relevante, principalmente com idosos. Escolhemos esse espaço para reforçar a atenção que essa faixa etária precisa e destacar a importância da vacinação para os mais vulneráveis", disse Dr. Rodrigo.
A campanha segue com o objetivo de vacinar o maior número possível de pessoas, garantindo proteção contra o vírus da gripe e reforçando a importância da prevenção no sistema de saúde pública.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado