O lançamento do programa Crédito do Trabalhador, utilizado pelo governo federal para estabelecer novas regras para o crédito consignado para trabalhadores do setor privado, levou 15 milhões de pessoas a simularem o empréstimo, segundo dados da Dataprev.
Foram 15.098.810 pedidos de empréstimos na carteira de trabalho digital na última sexta-feira 21; 1.584.436 solicitações de propostas e 1.494 contratos celebrados. A expectativa do governo Lula (PT) é atender até 47 milhões de trabalhadores. Pelas novas regras, o trabalhador poderá utilizar até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como 100% da multa rescisória nos casos de demissão. Esses percentuais servem como garantia para empréstimos com juros mais baixos do que os praticados em outras modalidades de empréstimo.
Nessa primeira fase, a contratação será feita apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas é preciso autorizar o acesso dos bancos aos dados. A partir de abril, a operação também poderá ser feita diretamente nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras conveniadas. Além disso, também será possível realizar a migração, ou seja, trocar o empréstimo com juros mais altos por essa nova linha com taxas mais baixas.
Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, “o trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas, e não fazer empréstimo desnecessário ou com pressa”. “Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros alta para o consignado com juros mais baixos”, afirmou.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado