Sábado, 19 de Abril de 2025 09:25
75 98251-4963
Geral ‘Crédito do Trabalha

‘Crédito do Trabalhador’ tem 15 milhões de simulações no primeiro dia, aponta Dataprev

Baratear o custo do dinheiro é um dos objetivos da nova modalidade de crédito consignado, que começou a funcionar nesta sexta-feira (21)

23/03/2025 07h41
Por: Carlos Valadares
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O lançamento do programa Crédito do Trabalhador, utilizado pelo governo federal para estabelecer novas regras para o crédito consignado para trabalhadores do setor privado, levou 15 milhões de pessoas a simularem o empréstimo, segundo dados da Dataprev.

Foram 15.098.810 pedidos de empréstimos na carteira de trabalho digital na última sexta-feira 21; 1.584.436 solicitações de propostas e 1.494 contratos celebrados. A expectativa do governo Lula (PT) é atender até 47 milhões de trabalhadores. Pelas novas regras, o trabalhador poderá utilizar até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como 100% da multa rescisória nos casos de demissão. Esses percentuais servem como garantia para empréstimos com juros mais baixos do que os praticados em outras modalidades de empréstimo. 

Nessa primeira fase, a contratação será feita apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas é preciso autorizar o acesso dos bancos aos dados. A partir de abril, a operação também poderá ser feita diretamente nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras conveniadas. Além disso, também será possível realizar a migração, ou seja, trocar o empréstimo com juros mais altos por essa nova linha com taxas mais baixas.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, “o trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas, e não fazer empréstimo desnecessário ou com pressa”. “Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros alta para o consignado com juros mais baixos”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.