A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Aurantius, em Salvador. A ação teve como objetivo o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no âmbito de uma investigação sobre furto mediante fraude cibernética.
A apuração teve início em 2024, após a Caixa Econômica Federal denunciar transações fraudulentas em uma conta administrada pela instituição. No total, três operações bancárias irregulares resultaram em um prejuízo superior a R$ 106 mil.
A partir da identificação de um dos beneficiários das transações suspeitas, a Polícia Federal conseguiu avançar nas investigações e obter um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal de Salvador.
Com o cumprimento da medida judicial, as autoridades agora buscam identificar o montante total das fraudes possivelmente praticadas pelo investigado, reunir provas que subsidiem sua condenação e apurar a eventual participação de outras pessoas no esquema criminoso.
O caso reflete uma tendência preocupante: de acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor, o número de golpes digitais aumentou cerca de 50% em 2024, em comparação ao ano anterior. A popularização do PIX e o avanço da inteligência artificial contribuíram para o aprimoramento das táticas utilizadas por criminosos, tornando as fraudes mais sofisticadas e difíceis de detectar.
Diante desse cenário, especialistas alertam para a necessidade de redobrar os cuidados com a segurança digital. É fundamental que os cidadãos evitem compartilhar informações pessoais e senhas em interações eletrônicas, seja por aplicativos de mensagens, links suspeitos ou ligações telefônicas.
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado