Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o compromisso de garantir assistência contínua e gratuita aos 49.294 pacientes diabéticos atendidos pela rede pública. A data é marcada pela conscientização sobre a prevenção e o cuidado com a diabetes, uma das doenças crônicas mais prevalentes no país.
Para apoiar o tratamento contínuo dos pacientes, a SMS ampliou o fornecimento de fitas de glicemia nas Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora. Com atendimento estendido das 8h às 21h, essas unidades oferecem suporte durante o dia e a noite, atendendo em bairros como Campo Limpo, Liberdade, Queimadinha, George Américo, Parque Ipê, Videiras, Rua Nova e Barroquinha, facilitando o acesso dos pacientes ao monitoramento da glicemia.
A secretária de Saúde, Cristiane Campos, ressalta a importância do monitoramento e da continuidade do tratamento para evitar complicações decorrentes da diabetes.
"Garantir o tratamento contínuo para nossos pacientes com diabetes é essencial para prevenir complicações graves. A ampliação da oferta de fitas de glicemia nas unidades Saúde na Hora fortalece o nosso compromisso de cuidar da saúde e bem-estar da nossa população, oferecendo o suporte necessário para o monitoramento constante da glicemia”.
Para obter as fitas, os pacientes devem procurar a unidade de saúde a qual é cadastrado para renovação da receita. Após avaliação com o médico e o enfermeiro, os pacientes recebem um relatório que permite a retirada das fitas. O fornecimento é destinado aos diabéticos cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), com prescrição médica de quantidade suficiente para 30 dias.
Pacientes que necessitam de mais de 100 unidades de fitas devem apresentar um relatório médico justificando a quantidade, que será analisada pela assistência farmacêutica. A receita e o relatório têm validade para três dispensações, e as fitas são entregues pelo enfermeiro durante o acompanhamento mensal. É necessário apresentar o Mapa de Controle Glicêmico; caso o paciente não apresente o documento ou utilize uma quantidade divergente de fitas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado