Em 2024, a campanha Novembro Azul em Feira de Santana tem registrado um aumento significativo na procura por exames preventivos de câncer de próstata, segundo Kenia Lessa, diretora do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC). De janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 152 casos positivos de câncer de próstata na unidade, número superior ao registrado no ano anterior.
Kenia atribui o aumento ao crescimento da conscientização, embora ressalte que muitos homens ainda enfrentam barreiras, como o receio e o preconceito em relação ao exame de toque retal. "Muitos ainda ficam com vergonha do exame, que é até mais simples que o preventivo realizado pelas mulheres, que geralmente são mais proativas em procurar as unidades de saúde", afirmou.
Os pacientes diagnosticados no CMPC passam por uma consulta com o oncologista, que prepara um relatório para encaminhamento ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer (NACOM). Além disso, o centro oferece suporte psicológico para auxiliar os pacientes no início do tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom).
Durante o Novembro Azul, o CMPC mantém todos os atendimentos normais, reforçando a importância da saúde do homem. Os exames preventivos para o câncer de próstata estão disponíveis das 8h às 12h, e os homens que já possuem resultados de PSA podem agendar diretamente a consulta com o urologista para o exame de toque.
Kenia Lessa ressalta que o atendimento é contínuo e não se limita ao Novembro Azul, destacando o esforço da unidade para aumentar o cuidado com a saúde masculina e combater o preconceito.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo nublado