O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho tem sido alvo frequente de vandalismo, com diversos atos de depredação do patrimônio público ocorrendo principalmente durante o dia. Os incidentes são mais comuns aos domingos, quando o movimento de pessoas é maior. Mesmo a segurança do local reforçada com câmeras de vigilância e a presença da Guarda Municipal 24 horas, isso não tem sido suficiente para conter os danos.
O parque, recentemente revitalizado e entregue à comunidade no mês de junho, voltou a ser frequentado pela população. No entanto, desde então, os casos de vandalismo têm aumentado. Com 28 hectares de extensão, o local é uma importante área de lazer e prática de atividades físicas da população.
Entre os itens danificados estão bebedouros, plantas, pedras ornamentais, o relógio do tempo, alguns dos animais expostos na Praça dos Bichos e até equipamentos da academia ao ar livre - que são novos.
O Espaço Pet precisou ser temporariamente fechado após ter itens quebrados. Os banheiros também foram alvo de vandalismo, com vasos sanitários danificados e tubulações entupidas com papel higiênico. Além disso, as lixeiras espalhadas pelo parque não são usadas adequadamente, e o lixo é jogado no chão.
Outros danos relatados incluem o roubo de plantas e de placas com informações. “É triste ver que algo feito para a comunidade está sendo destruído”, desabafa a encarregada pelo apoio no cuidado do parque, Elisângela Conceição. Ela destaca que a administração se esforça para restaurar os estragos, mas isso gera custos adicionais para o município.
O diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, faz um apelo para que os visitantes e frequentadores cuidem melhor do parque. “Esse espaço é de todos. Preservá-lo é um ato de respeito à natureza e à comunidade”.
Vale ressaltar que o ato de vandalismo é crime, conforme previsto no artigo 163 do Código Penal, que trata do dano ao patrimônio público. A pena para quem for condenado por esse crime pode variar entre detenção de um a seis meses ou pagamento de multa, que pode chegar a seis salários mínimos.
Lutador de MMA Lutador de MMA de Feira de Santana está desaparecido após entrar no Rio Amazonas
Concurso Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Natal Encantado Prefeitura utiliza saldo de recursos estaduais para custear atrações do Natal Encantado
Orquestra Regente Gustavo Laporte destaca evolução da Orquestra Neojiba em Feira de Santana e anuncia novas vagas para 2026
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas