A pedra fundamental da biorrefinaria Inpasa foi lançada nesta terça-feira (22), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O empreendimento vai tornar a Bahia autossuficiente na produção de etanol e gerar mais de 400 vagas de empregos.
A empresa, que tem previsão de lançamento no estado em 2026, é a maior produtora de combustível limpo e renovável a base de grãos na América Latina.
A cerimônia de lançamento teve a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da empresa, José Odvar Lopes, e de secretários estaduais.
Confira curiosidades sobre a implementação da fábrica na Bahia: A unidade será instalada na BR- 242, em Luís Eduardo Magalhães.
A expectativa é de que sejam gerados cerca de 2,5 mil postos de trabalho durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações.
O milho já plantado na região será processado para produzir etanol anidro (misturado à gasolina), hidratado (utilizado diretamente nos postos de combustíveis) e neutro (destinado à indústria farmacêutica e cosmética)
De acordo com o governo do estado, com a implantação da fábrica a Bahia deixará de importar cerca de 700 milhões de litros de etanol de Goiás, equivalente a 70% do consumo atual do Estado.
A unidade vai receber um investimento estimado de R$1,3 bilhão para uma capacidade de processamento anual de um milhão de toneladas de grãos.
Por g1
  21 Dias de Ativismo Campanha dos 21 Dias de Ativismo reforça o enfrentamento à violência contra as mulheres em Feira 
 Riscos da diabetes Campanha de conscientização alerta para riscos da diabetes à visão 
 Seminário na Uefs Seminário na Uefs debate tutela coletiva e direitos do consumidor 
 Novembro Azul Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país 
 Situação de rua Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua, com crescimento expressivo no Norte 
 Veículos Antigos  Centro de Convenções será palco do 13º Encontro de Veículos Antigos Princesa do Sertão Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado