Foto: Izinaldo Barreto
Após quatro anos de espera, os feirenses puderam finalmente matar a saudade do maior evento agropecuário da região. Neste domingo (1º), o prefeito Colbert Martins Filho abriu oficialmente a 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024), que segue até o dia 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva.
Durante a cerimônia, foi inaugurado um monumento em homenagem aos pioneiros do parque, incluindo João Martins da Silva, Vicente Quezado Leite, Joselito Falcão de Amorim, Gil Marques Porto, João Martins da Silva Júnior, e Coriolano Carvalho de Pacheco (Cori Neto).
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, destacou a importância da Expofeira como um momento de capacitação e demonstração da excelência da genética agropecuária do estado. "É uma oportunidade única de promover a integração entre o urbano e o rural, reconhecendo a importância do setor na geração de emprego, renda e na promoção da paz mundial, já que o agronegócio brasileiro alimenta mais de 1,2 bilhão de pessoas ao redor do mundo", afirmou.
O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, ressaltou a importância dos homenageados para a história da cidade: "São homens que fizeram parte da história de doação e amor por nossa cidade, pavimentando com louvor o caminho para chegarmos até aqui. Este parque é o resultado do sonho de homens apaixonados por Feira de Santana e pela produção".
Monteiro também agradeceu ao prefeito pela confiança em liderar a reforma do parque: "Agradeço ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho pela oportunidade de, há pouco mais de oito meses, confiar a mim a árdua, mas extremamente gratificante missão de reformar este importante equipamento para Feira de Santana e região, resgatando a credibilidade da tradicional Expofeira, fundamental para o agronegócio da Bahia e do Brasil".
Na ocasião, o secretário e o prefeito entregaram uma placa de homenagem a João Martins da Silva Júnior, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em reconhecimento à sua contribuição para o setor agropecuário em Feira de Santana.
João Martins da Silva Júnior, filho do patrono do parque, destacou que o SENAR trouxe para a Expofeira o maior estande já montado em uma feira agropecuária no Brasil. "Quero convidar a todos para conhecerem o nosso estande, o maior já feito em uma feira agropecuária no Brasil. Essa é a demonstração do nosso apoio à recuperação do parque e à exposição de Feira de Santana, que é prestigiada pelo seu povo", afirmou.
O prefeito Colbert Martins Filho também ressaltou a importância da construção do Centro de Excelência do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para o fortalecimento do setor agropecuário da região: "O que o SENAR está fazendo em Feira de Santana é um grande investimento em homens e mulheres que vão se preparar e se qualificar".
Bahia Médico que atendia no DPT de Feira é encontrado morto em Salvador
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado