A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, identificou e autuou uma empresa de reciclagem que estava realizando o descarte irregular de resíduos na calçada, em desrespeito às normas ambientais e de limpeza urbana. O material foi flagrado nesta quinta-feira (29), causando transtornos para os moradores da região, comprometendo a limpeza das vias públicas e o direito de ir vir.
“Este incidente reflete um problema crescente na cidade: empresas e pessoas físicas envolvidas em atividades econômicas têm sido os principais causadores de sujeira nas ruas. A prática irregular de descarte de resíduos não apenas degrada o meio ambiente, mas também gera um impacto negativo na qualidade de vida da população”, diz o secretário interino de Serviços Públicos, Denilton Brito.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agostinho Fróes da Motta, o acúmulo de material de recicláveis por catadores devem obedecer a leis ambientais no conceito do processo adequado e citou a região nas proximidades do Centro Social Urbano (CSU), onde há uma grande concentração de catadores.
"Os catadores tem a responsabilidade de recolher os recicláveis e entregar ao destinatário final, a empresa recicladora, em local previamente registrado e autorizado pela Prefeitura. Contudo, muitos deles fazem acordo irregular com essas empresas para acumular o maior volume possível dos recicláveis e que a coleta pela empresa seja feita em uma única vez. Desta forma, para proteger os itens recolhidos de possíveis roubos, estes catadores acampam naquela região e assim produzem também um acúmulo de lixo, estimulando outras pessoas a exemplo, vendedores de água de coco a utilizar aquela área para o descarte irregular desses resíduos", denunciou.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) lembra a todos os empresários e cidadãos que o descarte correto de resíduos é uma responsabilidade de todos. Qualquer denúncia de descarte irregular pode ser feita diretamente à Sesp ou através do aplicativo 'Feira Conectada', disponível para iOS e Android. As denúncias serão averiguadas e os responsáveis, quando identificados, serão penalizados de acordo com a legislação.
Bahia Médico que atendia no DPT de Feira é encontrado morto em Salvador
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado