O atual secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, será homenageado pela Câmara Municipal com a outorga do Título de Cidadão Feirense e a concessão da Comenda Maria Quitéria. É o que preveem os Projetos de Decreto Legislativo de números 09/2024 e 10/2024, ambos aprovados no plenário, em discussão única. A data da sessão solene para entrega das honraria ainda será agendada pela Casa da Cidadania.
Natural de Porto Alegre (RS), Bruno Monteiro é jornalista, gestor e produtor cultural. Atualmente mora em Salvador, mas já residiu no Rio de Janeiro e em Brasília. Como secretário, suas parcerias e incentivos direcionados a organizações, eventos e artistas locais, “fomentam o setor cultural de Feira de Santana”, diz a justificativa das propostas.
Entre os eventos recentes que receberam contribuições da Secretaria da Cultura da Bahia, os projetos destacam a celebração dos 190 anos de Feira (realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, no ano passado), a Feira Literária de Feira de Santana (Flifs), a pré-Micareta nos distritos de Humildes e Maria Quitéria e a presença mais ativa do Governo do Estado nas duas últimas Micaretas, inclusive em relação a blocos independentes de matriz africana.
GESTOR PÚBLICO E ATIVISTA CULTURAL
Em sua trajetória, Bruno Monteiro tem experiência atuando como chefe de gabinete nos Ministérios de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, bem como assessor Especial da Presidência da República (governo de Dilma Rousseff). Ele também coordenou o setor de comunicação do mandato do senador Jaques Wagner (de 2018 a 2022) e da campanha eleitoral do governador Jerônimo Rodrigues (2022).
Foi produtor cultural do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar, e atuou na produção de artistas como Caetano Veloso. É um dos fundadores do movimento “342 Artes”, uma ação política da classe de artistas que combateu a criminalização e censura às manifestações artísticas e culturais.
À frente da Secretaria de Cultura da Bahia, é considerado como um dos que mais aprofundou a política de territorialização pelo Estado. Exerce a presidência de honra do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e integra o Conselho Fiscal do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
violência doméstica Feira de Santana ganha nova Promotoria de Justiça voltada ao combate à violência doméstica
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado