Entre os meses de julho e setembro ocorre o período de maior reprodução dos escorpiões, momento em que há uma concentração significativa de veneno. Em razão disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população sobre a importância de tomar cuidados com esse animal, que costuma habitar terrenos baldios e esgotos e pode chegar às residências através de ralos de cozinhas e banheiros, causando sérios acidentes.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro, os escorpiões preferem ambientes escuros, úmidos, com pouca movimentação e são atraídos por entulhos, lixo doméstico e baratas.
"Para evitar acidentes com escorpiões, é fundamental que a população mantenha os quintais limpos e evite o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões. É importante também vedar ralos e frestas em portas e janelas para impedir a entrada desses animais nas residências", alertou
Em casos de acidentes com escorpiões, é recomendado não fazer a ingestão de medicamentos sem orientação médica e levar o paciente imediatamente ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Se encontrar um escorpião, comunique o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro Pedra do Descanso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O contato pode ser feito através dos números (75) 99967-3984 (para ligações) e (75) 9851-8583 (mensagens via WhatsApp).
Cidades Frias Vitória da Conquista é a 6ª cidade mais fria do Brasil e registra a menor temperatura do Nordeste
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Banco Central Banco Central avalia acionar STF para barrar acareação no caso Banco Master
Bahia Médico que atendia no DPT de Feira é encontrado morto em Salvador
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado