Sexta, 12 de Julho de 2024
75 98251-4963
Geral Jovem Aprendiz

Prefeitura amplia Programa Jovem Aprendiz Feirense com 500 novas vagas

Anúncio aconteceu no gabinete do prefeito, nesta quinta

05/07/2024 08h27 Atualizada há 7 dias
Por: Carlos Valadares
Fotos: ACM
Fotos: ACM

Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito Colbert Martins Filho anunciou a expansão do Programa Jovem Aprendiz Feirense, iniciativa lançada no ano passado. Agora, são oferecidas 500 novas oportunidades para jovens da rede municipal de ensino ingressarem em atividades de trabalho e aprendizado.

O programa, que visa proporcionar qualificação profissional, é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI).

O anúncio ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença da secretária de educação, Anaci Paim, alunos beneficiados pelo programa, gestores educacionais, autoridades e imprensa.

Anaci Paim explica que dos 100 primeiros alunos contemplados na primeira etapa, que consistiu em um projeto piloto, 93 permanecem em atividade. "Os selecionados desempenham funções administrativas nas escolas, apoiando as secretarias. Com a ampliação para 500 vagas, contemplaremos todas as 217 escolas, além de expandir para outras áreas. O objetivo é que os jovens atuem nas unidades escolares, contribuindo para sua formação cidadã. Importante ressaltar que não podem atuar na mesma escola onde estudam, mas sim em outra unidade", salientou.

O prefeito Colbert Filho destaca que um dos critérios do programa é conciliar trabalho e estudos, visando reduzir a evasão escolar e garantir o desenvolvimento integral dos participantes. "Os jovens recebem uma bolsa de aproximadamente 700 reais, incluindo transporte, seguro de vida e 13º salário. A participação nas aulas à noite é obrigatória; a ausência implica afastamento. Nosso objetivo é manter o engajamento e o aprendizado contínuo desses jovens, um investimento social de extrema importância para seu futuro no ensino médio e técnico", declarou.

O programa Jovem Aprendiz Feirense já trouxe impactos positivos, como relata Nilciara dos Anjos, mãe de Juan Calel, de 15 anos. "Este programa tem sido transformador para meu filho. Observo nele mais responsabilidade com horários e compromissos, além de um amadurecimento pessoal significativo. Ele aprende valores essenciais e está construindo um futuro promissor."

Juan Calel enfatiza a relevância do programa na vida dos jovens assistidos. "O Jovem Aprendiz Feirense é crucial para jovens em situação de vulnerabilidade social. Estou confiante de que isso abrirá portas no mercado de trabalho no futuro, com tudo que tenho aprendido até agora. É um verdadeiro impulso inicial."

Processo de seleção passo a passo

Diego Rocha, gerente da RENAPSI, explica os critérios para participação no programa: jovens de 14 a 21 anos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o ensino fundamental na rede municipal de Feira de Santana, com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

"Após o período de inscrição, uma equipe analisará o perfil dos candidatos com base em critérios como idade, escolaridade e vulnerabilidade socioeconômica. Os jovens serão classificados conforme a pontuação obtida, priorizando aqueles que mais necessitam dessa oportunidade de trabalho e aprendizado".

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pelo site https://jovemfeirense.org.br/. O prefeito Colbert Filho ressalta que não há indicações diretas para participação no programa, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.