A Justiça de Santa Catarina determinou que um casal que não queria vacinar as filhas fosse obrigado a vaciná-las no prazo de 60 dias. Caso não cumpram a ordem, os pais podem pagar multa diária de R$ 100 a R$ 10 mil ao Fundo de Infância e Adolescência do município. A medida é da 2ª Vara Cível da comarca de São Bento do Sul e foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na última sexta-feira (28).
Segundo o casal, a imunização poderia pôr em risco a integridade física das filhas. Eles ainda afirmaram, ao recorrer da decisão, que tomam as devidas providências quanto à saúde da filha e que não possuem segurança para vaciná-las. Contudo, a Justiça afirmou que só aceitaria a não vacinação das meninas caso um atestado médico comprovando a contraindicação da vacina fosse apresentado.
Como justificativa para a determinação, o juiz argumentou que a a Constituição estabelece como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito à vida e à saúde. Citando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o magistrado afirma que as crianças e os adolescentes demandam proteção integral e prioritária por parte da família, da sociedade e do Estado.
A pandemia de Covid -19 também foi levantada como exemplificação da aplicação do esquema vacinal. “O mundo recentemente passou por uma pandemia, a da Covid-19, e que o Brasil sofreu com a perda de centenas de milhares de vidas, que poderiam ter sido poupadas com uma política pública concreta a favor das vacinas então desenvolvidas, ou buscadas em cooperação, por entes seculares como o Instituto Butantan e a Fundação Fiocruz", afirmou o juiz.
violência doméstica Feira de Santana ganha nova Promotoria de Justiça voltada ao combate à violência doméstica
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo