Sexta, 12 de Julho de 2024
75 98251-4963
Esportes Olimpíadas

Brasil escapa de grupo da morte no vôlei feminino nas Olimpíadas

O Brasil venceu a Polônia e o Japão recentemente na fase classificatória da Liga das Nações

19/06/2024 15h39
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação / Volleyball World
Foto: Divulgação / Volleyball World

O Brasil conheceu nesta quarta-feira os rivais da primeira fase do torneio feminino de vôlei das Olimpíadas. Enquanto as brasileiras treinavam para a fase final da Liga das Nações, foi realizado um sorteio em Bangkok que definiram as chaves dos Jogos de Paris. Líder do ranking mundial, o Brasil foi cabeça de chave e ficou no Grupo B, junto com Polônia, Japão e Quênia, e escapou do grupo da morte.

Veja os grupos do vôlei feminino nas Olimpíadas

    Grupo A – França, Estados Unidos, China e Sérvia
    Grupo B – Brasil, Polônia, Japão e Quênia
    Grupo C – Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana

O Brasil venceu a Polônia e o Japão recentemente na fase classificatória da Liga das Nações. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães, aliás, conquistaram a classificação olímpica em um duelo com as japonesas no pré-olímpico de Tóquio, no ano passado. O Quênia, guiado pelo técnico brasileiro Luizomar de Moura, é a seleção com pior ranking entre as garantidas nos Jogos de Paris – ocupa o 20º posto.

“Acho que estamos muito focadas. A gente tem dois times muito fortes. O Japão sempre tira nosso sangue, tem sido jogos muito difíceis. A Polônia vem ganhando de todo mundo, fazendo grandes partidas com jogadoras muito eficientes e muito constantes. O Quênia é um pouco mais abaixo do nível dessas duas equipes. As meninas estão muito focadas. Até arrepio, porque a gente tá muito determinada. Sabemos o que queremos”, analisou Thaísa.

Anfitriã, a França foi cabeça de chave do grupo considerado o mais forte. Vai encarar a equipe dos Estados Unidos (atual campeã olímpica) e a da Sérvia (atual campeã mundial). A China, atual vice-campeã da Liga das Nações, completa a chave.

Vice-líder do ranking mundial, a Itália também não vai ter vida fácil. Foi cabeça de chave em um grupo com a Turquia (atual campeã da Liga das Nações), Holanda e República Dominicana.

Brasil, República Dominicana, Sérvia, Turquia, Estados Unidos e Polônia garantiram vagas nos Jogos por meio dos Pré-Olímpicos disputados no ano passado. A fase classificatória da Liga das Nações de 2024 carimbou o passaporte de outras quatro equipes: Itália, Japão, China e Holanda. A França estará presente por ser sede das Olimpíadas, e o Quênia, devido ao critério da universalidade, ganhou a chance de representar a África em Paris.

Por GE

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.