Domingo, 23 de Junho de 2024
75 98251-4963
Geral Praia de Salvador

Praia de Salvador é considerada a 5ª melhor do mundo por ranking internacional

Premiação leva em consideração questões ambientais e de infraestrutura

10/06/2024 06h03
Por: Carlos Valadares Fonte: Correio da Bahia
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na parte norte da Ilha dos Frades, em Salvador, foi considerada a quinta melhor praia do mundo e a segunda melhor do Brasil pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas. No ranking mundial de 2024, divulgado no sábado (8), a praia ficou atrás de três praias cubanas e uma brasileira. Itaúna, no Rio de Janeiro, foi considerada a melhor do Brasil.

O relatório foi elaborado a partir de uma revisão de mais de 60 sites que publicam rankings de praias no mundo. A abordagem leva em consideração a qualidade ambiental das localidades, em termos de funcionalidade do ecossistema e satisfação das necessidades humanas. No ano passado, Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe já havia sido eleita a 3º melhor do mundo.

Há 11 anos, a praia recebeu o selo Bandeira Azul, certificação internacional para praias com padrões elevados de gestão ambiental. Os critérios incluem qualidade da água, conservação ambiental e infraestrutura de apoio para visitantes e comunidade local.

Ponta de Nossa Senhora está localizada entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. Possui grande faixa de mata nativa e é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades.

A praia de Guadalupe é a única do Nordeste a compor o top 5 de praias melhores do Brasil. As outras quatro praias estão localizadas no Rio de Janeiro. A praia de Itauna ficou em 1ª lugar, Grumari em 3ª, Praia do Forno em 4ª e Praia Azeda em 5ª.

Como chegar

Partindo de Salvador, pegue a BR-324 (sentido Feira de Santana) para Madre de Deus. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e depois mais 20 km até o centro de Madre de Deus, em estrada de boas condições. Terminal marítimo de Madre de Deus – existe um ponto de ônibus bem na frente.

Indo de carro – tem estacionamento grátis ou pago, com valor médio de 10 a 20 reais. Na ponte tem os guichês de passagens para as ilhas. Os barcos fazem a travessia regularmente no valor de 3,50 + 0,90 de taxa de embarque. Ao pegar a travessia para Paramana, o mais perto é descer no píer.

Os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar na ilha, e o cais (terminal marítimo desta praia) fica aberto das 9h às 16h, mas você pode desembarcar direto na praia fora desses horários também, em pontos que não tenham boias de proteção para banhistas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.