Domingo, 23 de Junho de 2024
75 98251-4963
Geral Planos de saúde

ANS autoriza reajuste de até 6,91% para contratos individuais de planos de saúde

O aumento anual é aplicado pelas operadoras na data de aniversário de cada contrato

04/06/2024 12h56
Por: Carlos Valadares
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou nesta terça-feira (4) que as operadoras realizem um reajuste de até 6,91% no valor dos planos de saúde individuais ou familiares. O índice será válido para o período que vai de 1º de maio de 2024 a 30 de abril de 2025.

O aumento anual é aplicado pelas operadoras na data de aniversário de cada contrato. Devido ao atraso na divulgação do percentual, ele vai ser aplicado retroativamente nos contratos que seriam reajustados mês passado. Caso haja mudança de faixa etária durante o período, é possível que sejam aplicados dois reajustes num mesmo ano.

O modelo de reajuste para os planos individuais reflete a variação de custos médico-hospitalares em 12 meses, entre 31 de dezembro último e igual data do ano anterior. Também entra na fórmula o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem Plano de Saúde. O índice de 6,91% está abaixo do reajuste máximo do ano passado, fixado em 9,63%, e é o menor desde 2010. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.