Nesta segunda-feira, 3 de junho, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, participou de uma reunião nas instalações do Aeroporto Internacional Salgado Filho para receber a atualização sobre as medidas tomadas para lidar com os danos causados pelas enchentes.
"A partir dessa semana inicia com mais força todo o trabalho da limpeza, o trabalho das sondagens. É uma prioridade acompanhar e, no menor tempo possível, fazer com que esse aeroporto possa funcionar"
PAULO PIMENTA
Ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul
O ministro esteve acompanhado de representantes da Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto; da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); do Ministério Público e do Governo do Rio Grande do Sul. Durante a reunião, foram apresentados os detalhes sobre a situação do aeroporto e os próximos passos para a reconstrução.
Segundo a Fraport, o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens foi iniciado nesta segunda, incluindo uma ampla varredura em toda a extensão do asfalto e do pátio de aeronaves, para a retirada de entulhos e detritos.
Também foram iniciados os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação. Somente após a avaliação será possível afirmar os impactos causados pelo acúmulo de água, segundo a concessionária. A previsão da Fraport é de que o período de testes dure aproximadamente 45 dias, sujeito às condições do clima, e que seja possível apresentar as necessidades de intervenções na pista no início de julho.
O ministro Paulo Pimenta destacou a necessidade de que as operações sejam retomadas o mais rapidamente possível. "A partir dessa semana inicia com mais força todo o trabalho da limpeza, o trabalho das sondagens. É uma prioridade acompanhar e, no menor tempo possível, fazer com que esse aeroporto possa funcionar", disse. "Isso é fundamental para conectar o nosso estado com o Brasil e com o mundo e acelerar a recuperação econômica do RS".
Comprometimento total em devolver o Aeroporto Salgado Filho à população gaúcha!
Com o apoio do presidente Lula, estamos mobilizados junto ao governo estadual, acompanhando de perto o trabalho para garantir que o Aeroporto Salgado Filho seja reaberto no menor prazo.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho está com as operações suspensas desde o dia 3 de maio devido ao volume das chuvas. A concessionária afirmou ainda não poder detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados. Em nota, a CEO da Fraport, Andreea Pal, afirma que é possível que o aeroporto esteja disponível até o final do ano. "Estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano", disse.
O ministro Paulo Pimenta afirmou ser necessário que a concessionária do aeroporto avance nas discussões com as autoridades pertinentes, como a ANAC, o Ministério de Portos e Aeroportos e com a Advocacia-Geral da União para restabelecer o equilíbrio do contrato de concessão sem atrasar o trabalho de recuperação do aeroporto.
Lutador de MMA Lutador de MMA de Feira de Santana está desaparecido após entrar no Rio Amazonas
Concurso Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Natal Encantado Prefeitura utiliza saldo de recursos estaduais para custear atrações do Natal Encantado
Orquestra Regente Gustavo Laporte destaca evolução da Orquestra Neojiba em Feira de Santana e anuncia novas vagas para 2026
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas