Sexta, 24 de Maio de 2024
75 98251-4963
Geral Fibromialgia

Afefibro realiza evento de alusivo ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

08/05/2024 12h39 Atualizada há 2 semanas
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

Foto Carlos Valadares

Página de Notícias

Na próxima sexta-feira, dia 10, das 9h às 14h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Feira de Santana, a Associação Feirense de Fibromialgia (Afefibro) estará promovendo um evento que marca o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, que é celebrado dia 12 de maio, mas esse ano o evento foi antecipado por conta do Dia das Mães .

Dentro desse evento, os participantes terão acesso a uma série de palestras e contarão com a presença de diversos especialistas. Entre eles, destacam-se os reumatologistas, responsáveis por enfrentar o desafio do diagnóstico clínico dessa condição complexa. Além disso, psicólogos, fisioterapeutas, massoterapeutas, enfermeiros e outros profissionais estarão presentes, todos capacitados para oferecer suporte e lidar com as nuances da fibromialgia.

Foto Carlos Valadares

Bárbara Fontes, presidente da Associação Feirense de Fibromialgia, compartilhou detalhes do evento que realizamos pela terceira vez em Feira de Santana. "É extremamente importante para nossa causa, especialmente porque eu também sou portadora de fibromialgia, diagnosticada há dez anos, e o evento só acontece porque temos muita coragem e ousadia", destaca.

"Esta é uma doença que causa dores intensas em todo o corpo, muitas vezes limitando os movimentos dos pacientes. Infelizmente, ainda não há uma causa ou cura definitiva para essa condição multifatorial", relatou a presidente.

Ainda segundo Bárbara, este ano, optamos por realizar o evento no CDL, uma localização central na cidade, com capacidade para 250 participantes, reconhecendo que nosso público é composto por pessoas que enfrentam um grande sofrimento, pois nossa dor é real, embora muitas vezes invisível. "Por isso, celebramos antecipadamente o Dia de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, já que o dia 12 de maio coincidirá com o Dia das Mães, um domingo", explicou.

A presidente da Afefibro relatou que a Associação Feirense de Fibromialgia e seus membros já conquistaram avanços significativos. "Em alguns lugares, como nas filas, os portadores de fibromialgia têm acesso preferencial, embora ainda enfrentem dificuldades devido à falta de sinalização adequada em redes públicas e privadas. Recentemente, conseguimos obter uma carteira digital junto à Secretaria de Saúde, o que representa mais uma vitória na busca por reconhecimento e respeito às necessidades dos pacientes", destacou.

A DOENÇA

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres entre 30 a 50 anos de idade. A fibromialgia não tem cura, mas com o tratamento adequado, combinado com terapias, os sintomas podem ser controlados.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.