A taxa média de desemprego no Brasil subiu a 7,9% no trimestre encerrado em março, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira, 30.
O dado apresentou alta de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. No entanto, essa taxa ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023.
A mediana das previsões em pesquisa realizada pela Reuters era de que a taxa ficaria em 8,1% no período.
De acordo com o IBGE, a alta da desocupação na comparação trimestral foi puxada pelo aumento no número de pessoas em busca de trabalho (população desocupada), que cresceu 6,7% frente ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. O número representa um aumento de 542 mil pessoas em busca de trabalho.
Apesar da alta, o instituto diz que a população desocupada permanece 8,6% abaixo do contingente registrado no mesmo trimestre móvel de 2023.
Ainda segundo o IBGE, outro fator que concorreu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada do país. Esse contingente recuou 0,8% na comparação trimestral, embora permaneça 2,4% acima do número de trabalhadores encontrados pela PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2023.
Para Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, “o aumento da taxa de desocupação foi ocasionado pela redução na ocupação. Esse panorama caracteriza um movimento sazonal da força de trabalho no primeiro trimestre de cada, com perdas na ocupação em relação ao trimestre anterior”.
Apesar da alta na comparação trimestral, essa taxa de desocupação foi a menor já registrada para um trimestre encerrado em março desde 2014, quando chegou a 7,2%.
Natal Encantando Natal Encantando 2025 terá 8 dias de festa em Feira de Santana
Proteção digital Evento sobre proteção digital destaca desafios da segurança e da legislação cibernética em Feira
Novo fardamento Estudantes da Rede Municipal escolhem novo fardamento em desfile histórico
Natal de Prêmios CDL de Feira lança campanha Natal de Prêmios e aposta em inovação e sustentabilidade no varejo
“Natal de Prêmios” CDL de Feira lança campanha “Natal de Prêmios” e promete a maior edição da história
Inovação Marcela Cabral destaca importância da inovação e personalização no varejo durante evento da CDL em Feira de Santana Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo