Nesta terça-feira (16), aconteceu na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), a Reunião do Conselho Técnico com a participação dos clubes que irão disputar o Campeonato Baiano da Série B, edição 2024. O evento contou com as presenças do presidente da entidade, Ricardo Lima, pelo vice-presidente, Manfredo Lessa, pela diretora de competições, Taíse Galvão, o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros e o diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, que conduziram o encontro.
Assim como na Série A, a Série B terá dez clubes participantes. São eles Colo-Colo, Feirense, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Jacobinense, Leônico, ECPPVC e os estreantes SSA FC e Porto.
Representaram o Fluminense de Feira Futebol Clube, o gestor de futebol da SAF, Filemon Neto e o auxiliar técnico, Edu Silva. "Foi um arbitral bom, dentro daquilo que esperávamos principalmente com relação a data de início e término da competição. Tudo dentro do planejamento que já havíamos feito com toda comissão técnica e diretoria, agora de forma oficial vamos dar continuidade a esse planejamento colocando em prática. O campeonato não mudou a forma de disputa, então a gente tem nove decisões na primeira fase, para poder estar passando para a segunda fase que é a semifinal, e com fé em Deus vamos conseguir nosso acesso à Primeira Divisão, que é o nosso grande objetivo", disse Edu Silva, auxiliar técnico do Fluminense de Feira.
Para o gestor de futebol da SAF do Fluminense de Feira, Filemon Neto agora foi dado de forma oficial o pontapé rumo a disputa da Segunda Divisão do Baianão 2024. "Com a realização do arbitral nesta terça-feira (16), com a presença dos dirigentes de todos os clubes envolvidos, agora temos de fato a formatação da Série B de 2024. Já estávamos trabalhando nos bastidores, primeiro para deixar nosso CT pronto para receber nossos atletas, nossa comissão técnica fazendo o trabalho de mapeamento e definição de nomes para a formação do elenco e assim que passar os festejos da Micareta em nosso município, iniciamos a apresentação do time para a disputa da competição".
Representaram o Fluminense de Feira Futebol Clube, o gestor de futebol da SAF, Filemon Neto e o auxiliar técnico, Edu Silva | Foto: Lana Loiola /FBF
Fórmula de Disputa
Além do número de participantes, a fórmula de disputa da Série B também será a mesma da Série A. Os dez clubes ficarão no mesmo grupo, de número 1, e se enfrentarão em jogos apenas de ida na 1ª fase. Os quatro melhores colocados avançam para a semifinal.
Na semifinal, o 1º colocado do Grupo 1 enfrentará o 4º colocado do Grupo 1. Já o 2º colocado enfrentará o 3º colocado. Os jogos desta fase acontecerão no sistema de ida e volta.
Os dois vencedores garantirão as duas vagas na Série A de 2025 e disputarão o título da Série B também em duas partidas. Já os dois últimos colocados da 1ª fase serão rebaixados para a Série C de 2025, caso essa competição seja realizada.
A Série B 2024 terá um total de 13 datas, sendo nove delas pela 1ª fase, com jogos nos dias 9, 12, 16, 19, 26 e 30 de junho, 3, 7 e 17 de julho. Serão cinco finais de semanas e quatro quartas-feiras.
A 2ª fase terá duas datas, nos dias 21 e 28 de julho, ambos domingos. Já a 3ª fase será disputada nos dias 4 e 11 de agosto, também dois domingos. A tabela completa, com datas, locais e horários dos jogos e o regulamento da competição serão divulgados até 45 dias antes do início do campeonato.
Feminicídio Zero Campanha Feminicídio Zero chega ao Campeonato Baiano em Feira de Santana
São Silvestre Baianos sobem ao pódio na 100ª edição da São Silvestre
Agressão Motorista por aplicativo é agredido após ser confundido com integrante de torcida organizada em Feira de Santana
Esportes Bahia anuncia oficialmente a compra do goleiro Ronaldo
semiautomático CBF inclui Barradão e Fonte Nova em projeto de impedimento semiautomático
mobilidade urbana Feira de Santana anuncia novos pontos de parada e revisão de retornos e semáforos para melhorar a mobilidade urbana Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado