O prefeito Colbert Filho empossou na manhã desta quarta-feira (10) os novos conselheiros tutelares que foram eleitos em 1° de outubro de 2023. O mandato é de quatro anos. Esses profissionais vão atuar no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente.
O ato realizado no Paço Municipal Maria Quitéria teve início com a leitura do juramento. Concorreram a eleição 28 candidatos, sendo eleitos 20 – aqueles que não foram eleitos ficam na suplência.
O chefe do Executivo Municipal destacou o papel que cada um desses profissionais vai desempenhar a partir de agora no município, sobretudo prevenindo atitudes que coloquem em risco a vida da criança e do adolescente.
“Os indicadores de violência e agressões têm aumentado envolvendo esse segmento da população em todo o país. É importante que cada conselheiro tutelar tenha uma atuação proativa, de prevenção”, afirmou Colbert Filho.
O ato de posse ocorreu de modo unificado em todo território brasileiro, seguindo a Resolução 231/22 do CONANDA (Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente).
“Esse é um momento importante para o município de Feira de Santana, uma vez que reafirma o compromisso do Governo em assegurar a política da criança e do adolescente”, observou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Caique Barreto.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, enfatizou as ações da Prefeitura em atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A Secretaria de Desenvolvimento Social está atenta e atuando para combater a violação dos direitos. Lugar de criança é na escola”, assegura.
Recentemente o Município adquiriu duas viaturas especializadas da Guarda Municipal para atuar diretamente com as equipes da assistência social no acompanhamento dos trabalhos de combate à violência envolvendo menores.
OCORRÊNCIAS
Entre janeiro e outubro do ano passado, os quatro conselhos tutelares receberam 346 denúncias referentes a maus tratos, violência psicológica (549), violência física (306), trabalho infantil (78), abuso sexual 237, ameaça de morte (66) e exploração sexual (24). Quanto a negligência foram 1123 ocorrências.
Feira possui quatro conselhos tutelares, onde cada um deles possui cinco conselheiros. Cada conselho atua em uma área de abrangência. Esses profissionais atuam seguindo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais Emanoel Lima (Governo), Eliene Cerqueira (interina de Habitação), Augusto Graça Leal, (Procurador), Fanal Ribeiro (Chefe de Gabinete) e Moacir Lima (Prevenção à Violência).
*SECOM/PMFS
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas