Quinta, 13 de Novembro de 2025 06:08
75 98251-4963
Geral Festa de Reis

Após suspenção da Festa de Reis em Tiquaruçu, comunidade protesta

A suspensão se deu em virtude da necessidade de aguardar um parecer jurídico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o uso dos recursos do Orçamento de 2024 pela prefeitura para este evento.

05/01/2024 06h09 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Valadares

Foto: Carlos Valadares

A tradicional Festa de Reis, programada para ocorrer neste final de semana, no sábado (6) e domingo (7) na localidade de São Vicente, foi suspensa, desencadeando a reação dos moradores, que bloquearam a entrada do povoado em protesto. A suspensão se deu em virtude da necessidade de aguardar um parecer jurídico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o uso dos recursos do Orçamento de 2024 pela prefeitura para este evento.

Foto: Carlos Valadares

A justificativa da prefeitura, embora baseada em questões orçamentárias, gerou indignação entre os moradores e comerciantes, como expressado por Naiara Cerqueira. Ela questionou a decisão abrupta da administração municipal, destacando a tradição de mais de 200 anos da festividade e o prejuízo que essa suspensão causaria aos comerciantes locais. Salientou que muitos deles já haviam se preparado para o evento, adquirindo espaços para vendas e realizando investimentos para atender aos participantes, vindos não apenas de Feira de Santana, mas também de outras regiões.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro, explicou que, nos últimos dois meses, houve reuniões para planejar e organizar o evento. Contudo, a aprovação do orçamento de 2024 pela Câmara de Vereadores na semana passada causou questionamentos sobre a destinação desses recursos, impedindo a continuidade dos preparativos e a contratação de bandas e artistas para a festa. Ele assegurou que a suspensão é temporária, aguardando uma solução em relação ao orçamento para retomar o diálogo com a comunidade e buscar uma nova data para a realização do evento.

Assim, a situação atual da suspensão da Festa de Reis está ligada à espera por uma decisão sobre o uso do orçamento municipal, mas há a expectativa de que, uma vez resolvida essa questão, a festividade possa ser reagendada e realizada em um futuro próximo.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.