Foto: Carlos Valadares
A tradicional Festa de Reis, programada para ocorrer neste final de semana, no sábado (6) e domingo (7) na localidade de São Vicente, foi suspensa, desencadeando a reação dos moradores, que bloquearam a entrada do povoado em protesto. A suspensão se deu em virtude da necessidade de aguardar um parecer jurídico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o uso dos recursos do Orçamento de 2024 pela prefeitura para este evento.
Foto: Carlos Valadares
A justificativa da prefeitura, embora baseada em questões orçamentárias, gerou indignação entre os moradores e comerciantes, como expressado por Naiara Cerqueira. Ela questionou a decisão abrupta da administração municipal, destacando a tradição de mais de 200 anos da festividade e o prejuízo que essa suspensão causaria aos comerciantes locais. Salientou que muitos deles já haviam se preparado para o evento, adquirindo espaços para vendas e realizando investimentos para atender aos participantes, vindos não apenas de Feira de Santana, mas também de outras regiões.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro, explicou que, nos últimos dois meses, houve reuniões para planejar e organizar o evento. Contudo, a aprovação do orçamento de 2024 pela Câmara de Vereadores na semana passada causou questionamentos sobre a destinação desses recursos, impedindo a continuidade dos preparativos e a contratação de bandas e artistas para a festa. Ele assegurou que a suspensão é temporária, aguardando uma solução em relação ao orçamento para retomar o diálogo com a comunidade e buscar uma nova data para a realização do evento.
Assim, a situação atual da suspensão da Festa de Reis está ligada à espera por uma decisão sobre o uso do orçamento municipal, mas há a expectativa de que, uma vez resolvida essa questão, a festividade possa ser reagendada e realizada em um futuro próximo.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas