Para 74% da população brasileira o aborto não deve ser legalizado no Brasil. O número foi revelado por uma pesquisa da Genial/Quaest que apurou a opinião dos brasileiros sobre aborto e a exibição de um beijo gay na TV aberta, para ajudar a dimensionar o conservadorismo moral no país.
Outros 25% dos entrevistados são a favor da legalização do aborto e 3% não responderam ou não souberam opinar. a margem de erro é cerca de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar da maioria ser contra a legalização do aborto, 84% dos entrevistados se disseram contra a prisão de mulher que interromper a gestação, 15% são a favor da prisão e 1% não respondeu.
Os entrevistados responderam também à pergunta "você é a favor da novela exibir beijo gay?". A maioria (55%) disse ser contra essa exibição. Enquanto 32% disseram ser a favor e 13% não responderam ou não souberam opinar. A discussão sobre beijo gay na TV aberta voltou a repercutir com a novela Terra e Paixão, da Rede Globo. Exibida às 21h, a programação trouxe, na última semana, um cena de um beijo entre os personagens Ramiro e Kelvin.
Na rede social X (antigo Twitter), o diretor da Quaest analisou os números e apontou para a presença significativa de um conservadorismo na sociedade brasileira.
“O conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa. Mas chama atenção a postura social no caso do aborto. Embora dois terços sejam contra, quase 85% não acham que quem decidir fazer um aborto deveria ser punido com a prisão. É a primeira pesquisa a mostrar essa postura anti-punitivista neste caso”, escreveu.
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas