Com a temporada do verão se aproximando, os cuidados de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti- transmissor da dengue, zika e chikungunya – devem ser redobrados. O calor e as chuvas típicas desta estação propiciam o ambiente ideal para a proliferação desse vetor de doenças.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste ano, foram registrados 2.781 casos de dengue, dos quais 298 apresentaram sinais de alarme e 13 foram considerados graves.
No verão, os ovos do mosquito podem permanecer em ambientes secos por mais de um ano. De acordo com Síntia Sacramento, coordenadora do Centro Municipal de Endemias, quando os mosquitos entram em contato com a água dão continuidade ao ciclo de vida, que incluem as fases de larva, pupa e adulto, quando ele é capaz de voar e transmitir os vírus.
“Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti leva de sete a dez dias. Por isso, a intervenção semanal pode interromper esse processo e diminuir significativamente a incidência das doenças”, destacou.
Durante o período, os agentes de combate a endemias intensificam o trabalho de orientação à comunidade para manter as ambientes livres de recipientes que acumulem água, além de fazer o bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito e realizar o trabalho perifocal, junto a aplicação de larvicida.
O morador que não estiver em casa quando o agente de endemias passar no local pode solicitar a visita através do aplicativo Fala Feira ou pelo número 156. O recurso disponibilizado pela Prefeitura é uma ferramenta que busca auxiliar o controle da dengue em Feira de Santana.
Carne brasileira China anuncia tarifa de 55% sobre importações de carne brasileira; entenda
Mega da Virada Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Horário especial Saiba o que abre e fecha em Feira de Santana neste último dia do ano
Previdência Previdência Municipal fecha 2025 com superávit e crescimento patrimonial
Cheia Cheia histórica do Rio Acre deixa mais de 750 pessoas desabrigadas
Morro Prefeitura de Morro do São Paulo impõe restrições a comércios em praia turística Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado