A onda de calor que atinge o Brasil deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios até a próxima terça-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto emitiu alerta para 12 estados: além de todas as unidades da federação do Sudeste, o calor será sentido em partes de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.
Na Bahia, os municípios de Coco, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada e São Desidério, serão os mais atingidos, ainda de acordo com o Inmet. As temperaturas ficam 5ºC acima do normal e o calor pode causar risco à saúde, com alerta de perigo.
O calor excessivo é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nesta época do ano, com a aproximação do verão, mas tem sido intensificado pelo El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.
Na última quarta-feira (8), os cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram que 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos. O mês de outubro foi o mais quente do mundo nesse período, com temperatura média do ar à superfície de 15,30°C, 0,85°C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,40°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas