A Semana Social Brasileira (SSB) envolve a vivência da fé, na realidade da vida, na promoção da dignidade de toda pessoa, na ação política para a transformação social, na vivência do Sagrado, e na defesa dos direitos humanos fundamentais e da natureza. Nesse caminho, será realizado em Feira de Santana, neste final de semana, entre os dias 27 e 29 de outubro, o encontro preparatório da 6ª SSB.
Realizada pela CNBB NE 3, a atividade tem caráter regional e envolve pessoas dos estados da Bahia e de Sergipe acolhidos pela Arquidiocese de Feira de Santana. A expectativa é de reunir 120 participantes que se farão presentes representando as pastorais do campo, movimentos sociais e populares, leigos e leigas, religiosas, clero e diversos agentes pastorais com o objetivo de fortalecer o mutirão por "Terra, Teto e Trabalho", tema desta edição da SSB.
O encontro preparatório é uma oportunidade ímpar para pensar ações concretas de incidência política que busquem transformar as várias realidades sociais fragilizadas por diversas violações de direitos humanos e ausências de políticas públicas. As mudanças devem seguir nas esferas local, territorial e nacional. As pessoas que participarão já se inscreveram previamente.
A iniciativa integra a ação da Igreja no Brasil com as pastorais sociais, movimentos populares e organizações da sociedade civil. "É um mutirão ecumênico e inter-religioso entre os povos, com abertura para a pluralidade religiosa, cultural e étnica do país. Assim, a Semana Social Brasileira se apresenta como um espaço privilegiado para o cultivo comunitário da espiritualidade por meio de debates e de momentos celebrativos com elementos lúdicos das diversas regiões e culturas brasileiras", lembra o assessor regional e membro da coordenação colegiada na Cáritas NE 3, Gerinaldo Lima.
As atividades das SSBs são planejadas e realizadas a partir do método "ver, discernir, agir e celebrar". O caminho é dialogal, participativo, em forma de mutirões de conversa, diálogos, com descentralização da palavra e presença dos protagonistas que sofrem discriminação, preconceitos e perda de direitos.
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas