O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil) declarou que o governo já estabeleceu uma série de sanções contra a 123 Milhas, após a empresa anunciar o cancelamento de passagens. A declaração foi feita pelo chefe da pasta, nesta segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados.
Sabino afirmou que o ministério retirou a 123 Milhas do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema de cadastro de profissionais e empresas que atuam no setor de turismo, também responsável por possibilitar a liberação de empréstimos e financiamentos através de bancos com linhas de crédito ligadas ao governo federal.
Além disso, o ministro disse que, diante da situação gerada pela 123 Milhas, a pasta vai analisar o modelo de negócios da empresa e o de instituições similares, para apurar "até onde são eficientes e seguros aos consumidores". Sabino também confirmou que a agência deverá realizar a devida devolução do dinheiro aos clientes que foram afetados pela suspensão das passagens.
"A primeira medida é buscar que eles [os consumidores] possam ser atendidos por outras companhias, e a segunda é garantir que, se porventura os contratos não puderem ser cumpridos, os recursos empreendidos pelos cidadãos retornem aos seus bolsos".
Relembre o caso
A suspensão dos pacotes promocionais foi anunciada pela agência de viagens na última sexta-feira (18). As passagens em questão eram ligadas a embarques que estavam previstos para acontecer entre os meses de setembro e dezembro deste ano.
Em nota, a 123 Milhas se comprometeu em devolver o valor pago pelos clientes através de vouchers com o mesmo preço da compra, com correção monetária. No entanto, após o comunicado ser emitido pela empresa, clientes afirmaram que foram oferecidos cupons parcelados no valor da compra e que os vouchers só podem ser utilizados uma vez a cada compra, o que não corresponde aos gastos originalmente feitos pelos clientes.
Operação Carnava Operação Carnaval da PRF registra duas mortes e aumento de acidentes em Feira de Santana
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuva