Sexta, 14 de Novembro de 2025 15:54
75 98251-4963
Geral Esquema vacinal

Esquema vacinal de crianças deve estar completo para evitar doenças contagiosas

Inverno, ambientes fechados e menor circulação de ar propiciam a disseminação da meningite bacteriana

15/06/2023 15h48
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vacina é o meio mais eficaz de evitar uma série de doenças, principalmente em crianças, que devem ter o esquema vacinal completo, iniciado nas primeiras semanas de vida. Responsabilidade dos pais, a vacinação protege e evita sintomas graves de doenças como a meningite. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite no Brasil em adultos e crianças, sendo confirmados 265.644 casos de várias etiologias, viral, bacteriana, causada por fungos e parasitas.  

A meningite é a inflamação das meninges, membrana que envolve o cérebro, causada por infecção por microrganismos, vírus, bactéria e fungos. Entre os principais sintomas estão febre alta, forte dor de cabeça, rigidez no pescoço e dificuldade em movimentar a cabeça, vômitos, manchas na pele, sensibilidade à luz, confusão mental e moleza no corpo. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas ou secreções respiratórias através do beijo, tosse ou espirros. Para prevenir a meningite bacteriana, existem algumas vacinas. 

Vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança nas redes pública e privada: 

Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. 

Vacinas pneumocócicas 10-valente e 13-valente (conjugada): protegem contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, que podem evoluir para uma meningite. 

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. 

Meningite B: Não é oferecida pelo SUS e protege contra a doença meningocócica invasiva causada pelo meningococo. 

Meningocócica ACWY: protege contra infecções graves causadas pelos meningococos, tipo A, C, W e Y (meningite, meningococcemia). 

IHEF Vacinas 

O IHEF VACINAS conta com um serviço diferenciado em atendimento e humanização. O ambiente foi desenvolvido para oferecer conforto e qualidade não somente para as crianças, mas também para jovens, adultos, gestantes e idosos. O serviço de vacinação é desempenhado por profissionais competentes e com formação superior em enfermagem, garantindo tranquilidade e segurança aos clientes. 

Em Feira de Santana, o IHEF Vacinas realiza a vacinação de crianças e adultos, prevenindo contra a meningite. A vacina meningocócica ACWY meningite B podem ser aplicadas em qualquer idade a partir dos 3 meses, indicação médica apenas para idosos. Ao se imunizar, as chances de contrair a forma mais grave da doença meningocócica é reduzida.  

“A vacinação é um dos meios mais eficazes de conseguir reduzir o número de casos de uma doença, assim como do seu impacto na morbidade e mortalidade das pessoas. As meningites bacterianas, por exemplo, podem levar a pessoa ao óbito em até 24 horas devido a sua gravidade. Portanto, se vacinar é um ato de vida e de proteção”, destaca Fabiana Porto, Responsável Técnica pelo IHEF Vacinas.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.