Sábado, 03 de Janeiro de 2026 01:55
75 98251-4963
Geral São João cancelado

Tradicional São João de São Gonçalo dos Campos é cancelado

O evento se consolidava como um dos principais vetores da economia local, gerando emprega e renda.

23/03/2023 14h32 Atualizada há 3 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Na manhã desta quinta-feira (23), em entrevista coletiva realizada na cidade São Gonçalo dos Campos, o prefeito Tarcisio Pedreira anunciou que  uma das mais tradicionais festas juninas de todo a Bahia está oficialmente cancelada. A medida precisou ser tomada porque, a Prefeitura Municipal teve o orçamento da pasta da Cultura reduzido em R$ 5 milhões, dificultando a contratação de artistas e a montagem de toda a estrutura.

Representantes dos comerciantes, profissionais do setor cultural e lideranças dos ambulantes 

estiveram presentes na Prefeitura Municipal para receber o anuncio. 

De acordo com o prefeito Tarcísio Pedreira, além do São João, outros tradicionais eventos da cidade precisaram ser cancelados, como o Cidade Jardim. “Anuncio é que não teremos os festejos de São João este ano. Fica comprometida também a realização do Cidade Jardim Fesvival e o Songa Iluminada. É triste informar isso, pois os festejos juninos do ano passado geraram muita riqueza para a cidade. Foram diversos músicos locais, ambulantes, além de dezenas de empregos gerados indiretamente na preparação. Acredito que é uma perseguição ao prefeito, mas quem menos perde sou eu”, anunciou. 

Aline Costa, representante dos ambulantes de São Gonçalo dos Campos, falou que a notícia pegou os comerciantes de surpresa, pois esperava que o anúncio fosse para apresentar as atrações do São João. "Na verdade vai ter muita gente sofrendo, porque para a agente sair da cidade para trabalhar depende de carrego e outras pessoas para dar suporte e dentro da cidade conseguimos utilizar das pessoas da própria família para ajudar. Ano passado foram colocadas 56 barracas nos festejos, ou seja, 56 famílias estão perdendo  com esse cancelamento do São João", esclarece. 

Ana Tereza Santos Silva, presidente da Associação Comercial relatou em como a notícia pegou a todos de surpresa. A notícia pegou os comerciantes de surpresa, que esperam, durante todo o ano, para aquecer as vendas no período: “Ainda estou processando tudo o que foi dito, porque não era o que eu estava esperando. Esperava dizer a todo o comércio local que vamos às vendas. Não tenho nem como mensurar o impacto disso. Avaliaremos as medidas a serem tomadas”, desabafou. 

Com informações: Carlos Valadares

Por Mayara Silva 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.