O bloco “As Muquiranas” publicou uma carta aberta nesta quarta-feira (22) em suas redes sociais após o flagra realizado pelo Bahia Notícias, onde uma mulher é atacada com pistolas d’água por homens do bloco.
Na nota, o bloco informa que é contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio e lamenta qualquer atitude que evidencie essas práticas.
As Muquiranas ainda diz o bloco tem cadastro com foto, CPF e endereço de todos os foliões, mas existem aqueles que adquirem a fantasia por meio de terceiros.
“Colocamos todos os dados que temos à disposição do poder público para que identifiquem o folião e tomem as providências cabíveis com tal cidadão. Não concordamos com nenhum tipo de vandalismo fora e muito menos dentro do bloco, portanto, através das câmeras, iremos identificar os foliões que destruíram o ponto de ônibus e iremos bani-los da nossa rede de associados”, informa a nota.
Quanto ao uso das pistolas d'água, o bloco reforçou que o adereço não faz parte da fantasia e que campanhas são realizadas ao longo do ano para que não se use o brinquedo dentro do bloco.
“Na entrega de fantasias, entregamos panfletos, colocamos banners, adesivos em defesa de uma campanha para o 'Não Uso das Pistolas D'Água. No entanto, infelizmente, por lei, não temos como proibir que os foliões vão para a Avenida portando o brinquedo, que é registrado pelo Inmetro e liberado para uso de crianças e, lamentavelmente, as pessoas compram no Carnaval para esse uso indevido”, continua.
O bloco ainda informou que foi à Câmara Municipal de Salvador e ao Ministério Público, para que criem uma lei que proíba o cidadão de entrar nos circuitos com pistolas d'água no Carnaval.
“No entanto, não podemos controlar o comportamento das pessoas que depredam patrimônio público e nem daqueles que cometem assédio ou quaisquer outros crimes”.
Carnaval 2026 Carnaval 2026: veja artistas que já confirmaram trios pipoca na folia baiana
Exposição Exposição “Planeta Algas” chega à UEFS e transforma Feira de Santana em porta de entrada para o mundo das algas
Escola de Dança Escola de Dança da Funceb abre convocatória para ingresso de novos estudantes no Curso Preparatório de Dança em 2026
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado